A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Brasília lançam nesta terça-feira 19 de abril, no Distrito Federal, o guia "Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos", publicação produzida em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) de orientação sobre os direitos dos clientes das instituições financeiras. O lançamento será no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Asa Sul), às 19h, e contará com a presença do presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, além de representantes do Idec.
"O guia que fizemos junto com o Idec é um instrumento de orientação para os usuários dos bancos, mas também é uma oportunidade para a sociedade brasileira discutir o sistema financeiro que ela deseja para o país", propõe Carlos Cordeiro. "A sociedade precisa discutir qual o papel do crédito e dos bancos, tanto os públicos como os privados, qual a sua responsabilidade social, por que eles cobram no Brasil as tarifas, spreads e juros mais altos do mundo."
Para o presidente do Sindicato de Brasília, Rodrigo Britto, a iniciativa é uma contribuição da entidade sindical para a defesa dos direitos do consumidor dos serviços e produtos bancários, acrescentando que a luta engloba também a prestação de serviços à sociedade.
Segundo dados divulgados pelo Banco Central e pelo Procon, os bancos figuram no topo da lista das instituições com maior número de reclamações dos consumidores, relacionadas principalmente à qualidade do atendimento – resultado direto da carência de bancários, notadamente nas agências. Outro problema sério é a cobrança abusiva de tarifas por serviços prestados e as elevadas taxas de juros cobradas.
O guia traz orientações sobre como escolher o banco e cuidados na abertura e encerramento de contas e esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões e tarifas, por exemplo, além de informações sobre aplicações financeiras.
Na quinta-feira 14, a Contraf-CUT lançou o guia em Piracicaba (SP), junto com o Sindicato dos Bancários do município. O evento de lançamento, que também contou com a participação de Carlos Cordeiro, teve entrevista coletiva na sede do Sindicato, um ato em homenagem à Contraf-CUT na Câmara dos Vereadores de Piracicaba e grande repercussão na mídia local.
> Clique aqui e leia, em PDF, o guia elaborado em parceria com o Idec.
Fonte: Contraf-CUT, com Seeb Brasília