Da Agência Fenae
O acordo da participação nos lucros e resultados (PLR) foi assinado em 19 de outubro, em Brasília, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela direção da Caixa Econômica Federal, durante ato em que participaram Vagner Freitas (presidente da Contraf-CUT) e Maria Fernanda Coelho (presidente da Caixa), além do diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso, de membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), de representantes de diversos sindicatos de bancários e de diretores da empresa.
Durante o ato, a Caixa confirmou para 20 de outubro o pagamento de 60% do valor total da PLR, correspondente a 80% da remuneração-base, sem teto, mais valor linear de R$ 3.167 para todos os empregados. Em março de 2007, serão pagos os 40% restantes.
Em 20 de outubro, além da PLR, a Caixa também paga os salários de outubro, acrescidos de reajuste de 3,5% e retroativo a 1º de setembro. Os valores corrigidos e as diferenças retroativas de benefícios como tíquete e cesta-alimentação, por exemplo, serão pagos em novembro.
No ato do acordo da PLR, a Contraf-CUT e a Caixa agendaram para a próxima semana a assinatura formal do acordo coletivo de trabalho deste ano para as questões específicas. A data ainda não está definida. Pela primeira vez, a Caixa Econômica Federal é signatária da Convenção Coletiva Nacional de 2006/2007, formalizada esta semana com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).