saúde caixa

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa realizou uma reunião ordinária na última quarta-feira, dia 19, em Brasília. Mais uma vez, não houve avanços no que tange o relatório atuarial do plano. Segundo informação dada pelo banco, venceu o contrato com a empresa que estava elaborando o documento e que outra já foi contratada.

A conselheira eleita pelos participantes, Vanessa Sobreira Pereira, alerta para o fato de que nas duas primeiras gestões do Conselho, os relatórios foram entregues, ainda que com atraso. Desta vez, no entanto, continuam sem acesso ao documento desde a gestão passada. “Por conta de mais este problema, continuamos sem acesso ao documento, o que é fundamental para planejarmos o futuro do nosso plano de saúde”, declarou.

Segundo Vanessa Sobreira, houve a confirmação de que os números do Saúde Caixa serão apresentados na próxima segunda-feira, dia 24, na reunião do GT Saúde, pois apenas com os dados será possível debater a proposta de metodologia para a utilização do superávit do plano. A negociação sobre o tema foi uma das mais importantes conquistas da campanha salarial 2014 e da mesa permanente, graças à mobilização e luta do movimento dos empregados.

Outra informação repassada pela Caixa foi a de que já está em curso a alteração no normativo RH 043, no sentido de contemplar conquistas da campanha salarial 2014. Agora, os filhos e enteados portadores de deficiência permanente e incapazes serão dependentes diretos na condição de solteiros e sem renda proveniente de salário. No caso de dependentes indiretos, a regra vale para os filhos e enteados que têm entre 21 e 27 anos incompletos e sem renda superior a R$ 1.800, excluindo-se a pensão alimentícia.

Vanessa ainda ressalta o importante avanço na discussão sobre o aprofundamento da comunicação entre o Saúde Caixa e os beneficiários. “Eles concordaram em aperfeiçoar isso, sobretudo quanto às orientações essenciais para quem usa o plano de saúde,”conta. A proposta é a de que essas informações serão disponibilizadasvia internet, e está sendo analisado o envio por e-mail e para outros canais.

A próxima reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa está marcada para 25 de fevereiro de 2015.

Fonte: Fenae 

Compartilhe: