Edição: Junho/2015
Tanto o balanço de atividades como o patrimonial foram aprovados em assembleia e pelo Conselho Deliberativo
Os balanços de atividades e patrimonial da APCEF/SP, referentes ao período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, foram aprovados tanto pelos associados como pelos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação.
A aprovação dos associados aconteceu durante assembleia realizada em 23 de maio, na sede da entidade na capital. O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva reuniram-se em 15 de maio para analisar as contas da entidade e as atividades realizadas durante o primeiro ano desta gestão e também aprovaram as demonstrações do período.
As principais atividades da entidade apresentadas durante as reuniões estão relacionadas ao longo das páginas desta edição da revista. Confira, a seguir, o resumo das notas explicativas, o balanço patrimonial e a demonstração do superávit do exercício.
1. Ativo
Caixa Equivalente Caixa – representa o saldo líquido disponível em valor nominal, em contas correntes, poupanças e aplicações financeiras, tais como aplicações financeiras de renda fixa.
Realizável em curto prazo – expressa valores a receber de associados referente a parcelamento de serviços prestados nas Colônias e outros serviços. Também compõem o saldo o adiantamento de 13º salário em férias para funcionários e adiantamento para funcionários e diretores a fim de subsidiar viagens a trabalho para Colônias e visitas às unidades da Caixa com posterior prestação de contas e, ainda, adiantamento a fornecedores referente a contratação de serviços.
Estoques – o montante representa os produtos estocados para suprir as necessidades operacionais da prestação de serviço ao associado, como materiais de limpeza, gêneros alimentícios e materiais de escritório, de consumo administrativo e operacional.
Despesas pré-operacionais – são despesas para as quais, até o presente momento, não ocorreu o fato gerador, como seguros de veículos e predial da APCEF/SP.
Imobilizados – o imobilizado está demonstrado ao custo de aquisição, corrigido pelos efeitos da reavaliação dos terrenos e edifícios, menos as depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear a taxas anuais permitidas pela legislação fiscal.
Intangível – refere-se a softwares e programas que a entidade utiliza, demonstrado em custo de aquisição, menos as amortizações acumuladas.
2. Passivo
Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas, utilizadas para aquisições de novos veículos, mas ainda não pagas, tendo parcelas futuras a vencer.
Fornecedores – saldo que em 31 de março de 2015, estão a pagar, sendo que os vencimentos destes títulos referem-se a meses posteriores ao encerramento do balanço, ou seja, compras e contratações de serviços a prazo.
Obrigações trabalhistas e sociais – são encargos que compreendem a folha de pagamento de competência de março de 2015, tendo como vencimento o mês subsequente a sua competência. Os encargos são INSS, FGTS, PIS sobre folha de pagamento e contribuição sindical. Também representa este saldo rescisões e férias que devem ser pagas no mês seguinte da sua competência.
Obrigações fiscais e tributárias – saldo que representa o IPTU das prefeituras de todas as unidades de trabalho da APCEF/SP. São parcelas que vencerão dentro dos nove meses seguintes. Também compõem impostos retidos na fonte de prestadores de serviços por obrigação da APCEF como tomadora como PIS/Cofins/CSLL, INSS, IR e ISS, (assessoria jurídica, serviços de auditoria, de limpeza e portaria no clube, Campos do Jordão e Avaré).
Outras obrigações – representa devoluções a associados por desistência de uso das Colônias e repasse de seguros, jurídicos e de convênios e promoções. São parcerias que fechamos com empresas efetivando convênios para os associados, que na compra ou na prestação de serviço em empresas conveniadas podem efetuar pagamentos através do débito em conta. O pagamento pode ser parcelado.
Provisão de férias, 13º salário e encargos sociais – provisão de nove meses de 13º salário e de férias proporcionais ao período aquisitivo de cada funcionário.
Receitas pré-operacionais – valores que devem ser apropriados como receita quando ocorrer o fato gerador.
Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas e utilizadas, assim tornando-se uma dívida para a entidade, com vencimento superior a 12 meses.
IPTU – provisão antiga que se refere ao IPTU da prefeitura de São Paulo do imóvel do Cecom.
3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é representado pelo patrimônio social inicial, acrescido dos superávits e dos efeitos da reavaliação de bens do ativo imobilizado decorrente das operações sociais da APCEF/SP.
Patrimônio Social – 50% do superávit do exercício será transferido para a conta de patrimônio social após a aprovação das demonstrações contábeis pela Assembleia Geral, conforme consta em estatuto.
Reserva Estatutária – previsto no §3º do artigo 42 do Estatuto Social: “o resultado econômico deverá ser transferido 50% para o patrimônio e 50% para fundo de reserva”.
Reserva de reavaliação – em março de 2005 foi contabilizada reserva de reavaliação exclusivamente para os bens imóveis baseados em laudos de reavaliação elaborados por empresa especializada
Balanço patrimonial
Demonstração Patrimonial e Demonstração de Superávit e Déficit do Exercício
Período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015
Demonstração do superávit do exercício
• Edição n. 86 – junho 2015 •
Aparelhos de ar-condicionado são instalados em Ubatuba e Suarão
A APCEF/SP possui duas Colônias no litoral, em Suarão, e na Praia de Perequê-Açu, em Ubatuba. Ambas receberam diversas melhorias no primeiro ano de gestão desta diretoria, encabeçada por Kardec de Jesus Bezerra.
A principal melhoria foi a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os dormitórios dos dois espaços. “Nosso objetivo é aumentar cada vez mais o conforto dos nossos hóspedes”, explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
Além dos aparelhos de climatização, as Colônias do litoral também passaram a disponibilizar, desde dezembro, bicicletas, cadeiras e guarda-sóis para locação dos associados durante o período de hospedagem.
Novo espaço de lazer em Ubatuba
Ainda em 2014, o espaço que abriga as churrasqueiras da Colônia de Ubatuba passou por uma grande reforma. O novo quiosque agora conta com seis churrasqueiras individuais e um belo espaço para o associado caprichar na confraternização!
Para saber mais sobre os nossos espaços, acesse www.apcefsp.org.br, ícone Sedes.
Ginásio, churrasqueiras e restaurante do clube da capital recebem melhorias
O clube da APCEF/SP, na capital, também passou por várias melhorias no primeiro ano da nova gestão da APCEF/SP.
No ginásio foram construídos dois banheiros adaptados para pessoas com deficiências e uma sala para o Departamento de Esportes. A quadra também passou por reformas.
O restaurante ganhou uma churrasqueira e os vestiários do campo de futebol foram reconstruídos. O campo de areia virou um campo gramado e a churrasqueira próxima ao ginásio passou por melhorias para melhor receber os associados.
Para informações sobre o clube, ligue (11) 5613-5600.
Festa Junina foi o principal evento de Campos do Jordão
Que Campos do Jordão tem o inverno mais charmoso de São Paulo ninguém duvida. E que as festas juninas da Colônia da APCEF/SP são divertidíssimas também não há dúvidas. Durante todo o mês de junho, a Colônia prepara guloseimas típicas, fogueira e a tradicional quadrilha com a participação dos associados.
Além destas festanças, a Colônia de Campos do Jordão também foi palco de muitos outros eventos importantes em 2014: Noite do Fondue, Mineira, do Boteco, dos Namorados, da Primavera, comemorações do Dia das Mães, dos Pais e das crianças, Natal, Réveillon.
“Organizamos diferentes festas durante todo o ano para que os associados tenham a oportunidade de passar fins de semana agradáveis ao lado dos seus familiares e dos seus amigos da Caixa”, comenta o diretor da APCEF/SP Edvaldo Rodrigues da Silva.
Em outubro, a Colônia de Campos do Jordão recebeu, mais uma vez, o tradicional Encontro de Corais que contou com a participação de seis corais, entre eles, os nossos artistas do Coral APCEF Jundiaí.
Para reservas e informações sobre a Colônia de Campos do Jordão, ligue (12) 3662-1431 ou (12) 3668-5580.
Excursão para Festa Literária levou dezenas de associados a Ubatuba
Um dos eventos mais esperados pelos associados na Colônia de Ubatuba é a excursão para a Festa Literária Internacional de Paraty.
Em 2014, a viagem aconteceu em duas datas: de 30 de julho a 1º de agosto, para os aposentados e pensionistas, e de 1 a 3 de agosto, para o pessoal da ativa. “São eventos muito divertidos que aliam a beleza da região a uma festa cultural internacional”, explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
Além da excursão para a Flip, também aconteceram comemorações no Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Páscoa, carnaval, Ano Novo e Natal, festas tropical e junina.
Informações, ligue (12) 3834-1450 ou (12) 3834-1451
Colônia de Avaré recebeu excursão dos aposentados em dezembro
Entre os eventos programados na Colônia de Avaré em 2014 houve um bastante divertido: uma excursão que levou aposentados e pensionistas para conhecer um dos mais belos espaços da Associação.
O passeio aconteceu em dezembro e reuniu os viajantes em uma programação animada, com direito a piquenique e troca de receitas.
Além desta inovação, a Colônia de Avaré também preparou, durante todo o ano de 2014, comemorações caprichadas para as mamães, os papais, a criançada, os namorados, na Páscoa, no Natal, Ano Novo, além do evento típico do interior em junho, a Festa Junina, com comida boa e música sertaneja.
Para informações, ligue (14) 3848-3000 ou (14) 3732-9337.
Boa música e diversão nos eventos em Suarão
Em Suarão, um dos grandes eventos de 2014 foi a Festa do Havaí, em novembro, que contou com boa música, frutas e uma decoração belíssima. Outras comemorações divertidas aconteceram em datas festivas como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Páscoa, carnaval, Ano Novo e Natal.
Informações sobre o espaço, ligue (13) 3426-3860 ou (13) 3422-1136.
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}
• Edição n. 86 – junho 2015 •