O Conselho de Usuários do Saúde Caixa reúne-se nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19 horas, em Brasília, para discutir temas como a cobrança de melhorias do plano, visando assegurar maior grau de autonomia na definição de medidas em favor dos empregados, com base no princípio de solidariedade. Outra luta é pela ampliação e qualidade da rede credenciada.
O objetivo do Conselho, instância criada em 2004 por acordo coletivo, tem como objetivo garantir maior transparência na gestão, construindo também uma aperfeiçoamento dos benefícios oferecidos.
Mais informações
Os atuais membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa foram empossados em 13 de fevereiro deste ano. Essa instância é composta de forma paritária por cinco integrantes titulares eleitos pelos participantes e por cinco integrantes indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seus representantes podem ser reeleitos uma única vez de forma consecutiva.
A criação do Conselho de Usuários foi uma conquista dos trabalhadores, depois de muita luta do movimento sindical e associativo, por meio de discussão realizadas no âmbito GT Saúde. Sua instalação foi assegurada após negociações entre a direção da Caixa e o movimento nacional dos empregados, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), passando a fazer parte do acordo coletivo de 2004. Uma de suas principais atribuições é a busca por maior participação na gestão do Saúde Caixa, garantindo mais melhorias para os empregados e sua família.
Os membros titulares eleitos pelos participantes para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa são Ivanilde Moreira de Miranda/SP, Adeir José da Silva/MG – aposentado, Paulo Roberto Borges de Lima/CE, Vanessa Sobreira Pereira/DF e Alexandro Tadeu de Livramento/SP. Os suplentes são Antônio Abdan Teixeira Silva/DF, Lilian Minchin/SP, Tiago Vasconcelos Pedroso/RS, Ivoneide Gomes Brandão/PE e Álvaro Roberto Figueiró Murce/RJ – aposentado.
Fonte: Fenae Net