Os representantes da Caixa que participaram da 1ª Reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa /2016, realizada quarta-feira (23), na Matriz II da Caixa, apresentaram explicações sobre o andamento dos principais tópicos da pauta solicitada pelos conselheiros na reunião realizada no ano passado.

O Coordenador do conselho, Diego Ferreira de Souza, esclareceu sobre a implantação do novo sistema de gestão e gerenciamento do Saúde Caixa, SIAGS – Sistema Integrado de Gestão do Saúde Caixa, informando que inicialmente havia sido planejado três ondas, mas no decorrer do processo foi acrescentado mais uma onda, uma quarta, abrangendo as maiores GIPES (gerência de pessoal), neste caso Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, existem 13 GIPES (dentre as 16) que estão operando na plataforma do SIAGS.

As bases de BH, SP e RJ iniciaram a implantação em 1 de fevereiro deste ano e a previsão é que a partir de 7 de março de 2016 todos os pagamentos sejam realizados pelo SIAGS.

Segundo o coordenador explicou, o processo de implantação dessa nova plataforma passou por inúmeras intercorrências, que foram sofrendo ajustes à medida que a migração foi se ampliando, o que ocasionou por exemplo o não desconto de valores na folha de pagamento referente aos valores de mensalidades e coparticipação.

Foi o que ocorreu agora na migração da base das GIPES BH, SP e RJ para a nova plataforma tecnológica, segundo informou a Caixa, por meio da CE SURBE/GESAP 002/2016 que, excepcionalmente, no mês de fevereiro deste ano, não foram descontados os valores referentes à mensalidade e à coparticipação do plano de saúde. Estes serão cobrados cumulativamente com os valores referentes na próxima folha de pagamento, no mês de março/2016.

“Cobramos da Caixa que dê mais atenção, seja tempestiva e envide esforços para melhorar a comunicação, especialmente desse tipo de ocorrência, quando se tratar do público aposentados e pensionistas”, explicou Ivanilde Moreira de Miranda, membro do conselho de Usuários do Saúde Caixa. Os conselheiros cobraram da Caixa porque ficou evidente a pouca disposição em avisá-los sobre essa situação, embora os representantes da instituição tenham informado que o aviso foi encaminhado à Funcef. Tal informações, porém, não teve como ser confirmada no momento da reunião se de fato a Funcef comunicou ou não, esclareceu a conselheira.

“ Essa falta de comunicação tempestiva e eficiente poderá ensejar inúmeras reclamações quando esses débitos começarem a ocorrer, podendo inclusive trazer transtornos financeiros aos inúmeros usuários pela cobrança cumulativa; é importante frisarmos que precisamos que eles denunciem para continuarmos cobrando a Caixa para aperfeiçoar a comunicação, principalmente, com este público em particular”, alerta Ivanilde de Miranda.

Novo portal e gestão financeira

Outro tema discutido na reunião tratou da implantação do novo portal do Saúde Caixa que substituirá a atual plataforma SISBE, mecanismo de consulta via internet. “ Eles nos mostraram o novo layout da página, as suas principais funcionalidades e fizemos algumas sugestões. Neste momento, destacamos a dificuldade que os usuários estão encontrando para a emissão da declaração dos valores pagos ao plano em 2015 para a declaração de IR 2016, o atual sistema não está emitindo o documento”, esclarece Ivanilde Miranda.

A informação da Caixa transmitida aos conselheiros é a de que a nova página deverá ser implantada dia 29 de fevereiro de 2016 e que a emissão do documento deverá estar disponível a partir de então.

Sobre a implantação de uma nova central 0800 para o Saúde Caixa, conforme a resolução normativa da ANS (RN 395/2016) que obriga todas as operadoras de planos de saúde ou de empresa de autogestão a implantarem o 0800 24h, aos sete dias por semana, para aquelas empresas com mais de 100 mil usuários, os representantes da Caixa justificaram que o sistema está sendo implementado conforme a respectiva RN, devendo ser instalada até de maio de 2016. A Caixa tem prazo de até 120 dias, conforme a resolução. "Essa era uma reivindicação antiga dos conselheiros. Desde o início de nossa gestão, a Caixa sempre procrastinou em nos atender, agora a resolução acabou por fortalecer a nossa proposta e agora não tem mais jeito, vai ter que sair."

Um dos pontos principais da pauta da reunião com os conselheiros dos usuários do Saúde Caixa relaciona-se a análise da gestão financeira do plano. “Mais uma vez a Caixa afeta a atuação do Conselho”, observa Ivanilde Miranda, lembrando que a pauta da reunião ordinária pedia a apresentação do relatório atuarial e dos demonstrativos financeiros do ano de 2015 e janeiro/2016.

“ A Caixa fez apresentação somente dos demonstrativos do ano de 2015, e não apresentou o de janeiro 2016, tampouco o relatório atuarial, informando-nos que ainda não ficaram prontos e estão sob ajustes”, esclarece a conselheira. A instituição comprometeu-se em convocar por meio de uma reunião extraordinária, até o final de março, para que o Conselho possa avaliar os demais documentos e de forma completa e definitiva.

Embora a apresentação completa tenha ficado parcialmente prejudicada, os conselheiros puderam já identificar alguns problemas em relação a valores que não devem compor as especificações de despesas e receitas nos demonstrativos apresentados. O destaque foi feito e apontada a divergência dos conselheiros, que agora aguardam o relatório final e completo, uma vez que os registros apresentados ainda podem sofrer ajustes. E possam enfim fazer a avaliação na reunião extraordinária que deverá ser convocada.

Fonte: Fenae Net
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