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Em reunião realizada, nesta quarta-feira (10), os membros eleitos do Conselho de Usuários do Saúde Caixa voltaram a cobrar da direção da empresa melhorias no atendimento aos usuários do plano de saúde. Dentre os problemas apontados pelos conselheiros está a demora no reembolso e autorização prévia de procedimentos odontológicos. Os representantes do banco admitiram que, em 2016, a situação gerou atrasos em média de 90 dias para autorizações prévias, mas um novo fluxo, que entrou em vigor no dia 1º de fevereiro deste ano, está reduzindo, aos poucos, o tempo de espera para em média 30 dias.

Segundo a Caixa, o problema ocorreu devido ao aumento no volume de solicitações de novos procedimentos odontológicas incluídos na cobertura do Saúde Caixa, uma conquista dos trabalhadores que está em vigor desde maio do ano passado. A medida substituiu o adiantamento odontológico/assistencial previsto no MN RH 044, que foi suspenso pelo banco.  O novo formato de custeio é por reembolso de livre escolha com pagamento de coparticipação de 20%, debitada no ato do reembolso.

Central de Atendimento

Já foi iniciado o processo para a implantação da Central de Atendimento do Saúde Caixa. A empresa contratada pela Caixa iniciou o treinamento dos operadores e a previsão é que no início de julho, ela passe a funcionar com o cadastro, autorização prévia e reembolso.  Segundo o banco, a central será implantada em ondas.

Durante a reunião do Conselho de Usuários, a Caixa esclareceu também que, a implantação do sistema de gerenciamento do plano de saúde gerou problemas na cobrança das mensalidades e  que o problema está sendo regularizado.

Inconsistências no sistema do Saúde Caixa têm afetado também, segundo relato dos conselheiros eleitos, credenciados do plano de saúde. Os representantes da empresa admitiram a lentidão do portal e informaram que já foram cobradas providências da empresa responsável pelo sistema.

Também foram debatidas as despesas assistenciais do plano em 2016. Os conselheiros eleitos solicitaram detalhamento das especialidades que geram maior utilização. O Conselho de Usuários avaliou ainda os demonstrativos financeiros do plano de 2015 e 2106. A discussão sobre esse tema deve prosseguir na próxima reunião do Conselho, prevista para 28 de junho.

Fonte: Fenae

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