Congresso está marcado para os dias 30 e 31 de julho, em São Paulo. Encontro pela isonomia nos bancos públicos federais será realizado após ato de abertura do Conecef

Foi dada a largada para o 23º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que acontece em São Paulo (SP) nos dias 30 e 31 de julho, após a 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que por sua vez será realizada dias 28 e 29 de julho. A reunião que a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) realizou em 28 de junho, em Brasília, na sede da Fenae, definiu a programação para o Conecef, cujo objetivo é aprovar a pauta de reivindicações específicas a ser entregue à direção da empresa e que vai nortear a mesa de negociações permanentes.
A abertura oficial do 23º Conecef está marcada para a manhã do dia 30 de julho. Após a cerimônia de abertura, conforme aprovado recentemente pelo Comando Nacional dos Bancários, haverá um encontro nacional pela isonomia entre novos e antigos funcionários dos bancos públicos federais, seguido de leitura e debate do regimento interno, além de apresentação das teses. Está prevista ainda a realização de um painel sobre a Caixa, contando para isso com a participação de três representantes: um da sociedade civil, um da direção da empresa e outro do movimento sindical. Neste painel serão debatidos temas como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), papel social da Caixa, democratização e contratação de pessoal.
O calendário prevê também discussões em quatro grupos de trabalho. A cada um desses grupos caberá analisar um tema específico: 1) Saúde – condições de trabalho – segurança bancária; 2) Funcef – Prevhab – aposentados; 3) PCS/PCC – isonomia – jornada – contratação de pessoal e 4) Organização do movimento. O tema da conjuntura política e econômica será debatido junto com as teses.
O número de delegados ativos será o definido pelo Comando Nacional para a Caixa: 180, o mesmo do ano passado. Na reunião de ontem, a CEE-Caixa decidiu ainda abrir 40 novas vagas para os delegados aposentados. Todos os delegados, indistintamente, serão escolhidos em congressos, encontros ou assembléias regionais realizadas em todo o país, sendo os mesmos que participam da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Caberá à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) divulgar comunicado informando sobre a quantidade de delegados por federação para o 23º Conecef.

Compartilhe: