Os bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal, da base do Sindicato de São Paulo, Osasco e região, assim como a maioria do país, rejeitaram a proposta de acordo apresentada pelo banco público. Em resposta, o Comando Nacional dos Bancários comunicou à Caixa, na sexta-feira (6), o resultado das assembleias e solicitou a reabertura das negociações, além de garantir a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que venceram em 31 de agosto. “Nosso esforço é garantir o direito de todos os trabalhadores”, afirma Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando.

Por outro lado, os trabalhadores de bancos privados e do Banco do Brasil aprovaram, em assembleias realizadas na última semana, a proposta da Fenaban para renovação da CCT e o acordo específico do BB para renovação do ACT. Com isso, os dois acordos serão assinados na próxima terça-feira (10), com o reajuste retroativo a 1º de setembro, data-base da categoria.

O Banco do Brasil pagará a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários três dias após a assinatura do ACT. Já a PLR da CCT (Fenaban) será depositada em setembro, conforme o acordado nas negociações da Campanha dos Bancários 2024.

Relembre
As assembleias, realizadas exclusivamente de forma virtual, ocorreram entre as 20h de quarta-feira (4) e as 20h de quinta-feira (5), antecedidas por plenárias transmitidas via YouTube, onde os bancários e bancárias puderam tirar dúvidas e se manifestar. No caso dos bancos privados, o acordo da Fenaban foi aprovado por 69,27% dos votos. Já o acordo do Banco do Brasil teve 51,35% de aprovação na base do Sindicato.

Siga a Apcef/SP:
– Instagram: www.instagram.com/apcefsp
– Facebook: www.facebook.com/apcefsp
– Canal no WhatsApp: clique aqui para seguir (ative o sino para receber as notificações)
– Listas de transmissão do WhatsApp: clique aqui para se inscrever

Compartilhe: