Dirigentes sindicais do Comando Nacional dos Bancários reuniram-se entre os dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo, para discutir as estratégias, ações sindicais e os desafios da Campanha Nacional Unificada deste ano. O encontro também debateu temas como a disputa na sociedade, como a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.
Embora a campanha nacional foque, principalmente, na conquista de melhores salários e condições de trabalho para a categoria, a atuação sindical acontece durante todo o ano e, por isso, fazem-se necessários encontros para o alinhamento e organização dos próximos passos de atuação.
Segurança
Os resultados dos debates das mesas foram expostos e analisados durante o seminário. O projeto-piloto de segurança, por exemplo, consiste em uma conquista da Campanha 2012 e está em andamento em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, com vigência de um ano, ou seja, até 14 de agosto de 2014.
Com a implantação do projeto, os bancos implantaram medidas como porta giratórias com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos em frentes aos caixas e guarda-volumes, entre outras, constatou-se a queda nos assaltos a bancos em Pernambuco e redução nas ocorrências de “saidinha de banco”. A próxima reunião sobre o tema acontece no dia 10 de março, em São Paulo.
Saúde
O Comando Nacional abordou assuntos debatidos na mesa temática de saúde e condições de trabalho, como o fim das metas abusivas e o instrumento de combate ao assédio moral. Uma reunião específica com a Fenaban está prevista para a próxima quinta-feira, dia 6 de março, em São Paulo.
Igualdade
O encontro tratou, ainda, da realização do II Censo da Diversidade, que acontece entre os dias 17 de março e 25 de abril em todo o país. O Censo trata-se de uma conquista da Campanha Nacional 2012 e o levantamento será disponibilizado em um hotsite da Febraban para ser respondido por cerca de 486 mil bancários, de 19 bancos. As informações serão confidenciais e sigilosas.
Calendário
A Conferência Nacional dos Bancários deste ano será realizada entre os 25 e 27 de julho e os congresso dos funcionários da Caixa está marcado para os dias 6,7 e 8 de junho. Entre os dias 28 e 30 de abril, os dirigentes se reunião novamente para, desta vez, discutir um novo formato de PLR e demais estratégias para a Campanha 2014.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região