Durante uma reunião realizada na última quarta-feira, dia 23, entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, o Coletivo Nacional de Segurança Bancária e a Fenaban destinada a avaliação do projeto-piloto de Segurança Bancária, os representantes do Comando apontaram que as medidas adotadas contribuem para a melhoria da segurança das agências. Entre estas medidas, estão a instalação da porta giratória, câmera internas e externa, biombos em frente aos caixas e vigilantes armados e com coletes balísticos.

O projeto-piloto, que consiste em uma conquista da Campanha Nacional de 2012, testa itens de segurança para a prevenção de assaltos e, atualmente, tem sido testada em 209 agências das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Com a amostra de eficácia das medidas, o Comando propôs a Fenaban a inclusão na próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a fim de que sejam adotadas em todas as agências e postos de atendimento do país.

A Fenaban se comprometeu a analisar a reivindicação do Comando e a exemplo da primeira reunião de avaliação nacional do projeto-piloto, ocorrida em 18 de março, os bancos voltaram a propor a repetição do projeto-piloto em outras duas capitais de estados, a serem definidas em conjunto com o Comando.

Para o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, a realização de outra projeto-piloto só faz sentido caso haja a ampliação das medidas de segurança, como a abrangência de todas as agências e postos de atendimento, vidros blindados nas fachadas, fim da guarda das chaves pelos bancários para prevenir sequestros, isenção das tarifas de transferência (DOC, TED) para combater a “saidinha de banco” e transparência das informações.

A proposta de inclusão das medidas de segurança no CCT será levada para a 16ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre a partir desta sexta-feira em Atibaia (SP), para que seja discutida na mesa de negociações da Campanha Nacional 2014.

Na reunião, a Fenaban apresentou a estatística semestral de assaltos a bancos referente ao primeiro semestre de 2014, conforme estabelece a cláusula 32ª da CCT, conquistada na Campanha Nacional 2010. Os bancos informaram que houve 186 assaltos a agências e postos de atendimento nos primeiros seis meses deste ano, o que revela um crescimento de 14,1% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram comunicadas 163 ocorrências.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: