Da Agência Fenae
A Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) entrega, na semana de 19 a 23 de julho, à direção da Caixa documento com pedido para que a empresa assine pré-acordo comprometendo-se a cumprir as cláusulas negociadas entre a Executiva Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), dentro da Campanha Salarial Unificada deste ano.
Este documento deve ser entregue em 22 de julho, quinta-feira, quando a Caixa apresentará seus representantes para negociar com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) itens específicos.
Esta data foi aprovada como indicativo depois do ato protocolar de assinatura do aditivo do novo Saúde Caixa.
• Itens específicos
Entre os itens específicos que precisam de solução rápida estão a reintegração dos empregados demitidos pela RH 008, a implantação do novo plano de benefícios da Funcef, as alterações no PCS/PCC, a concessão do auxílio-alimentação para os aposentados, a segurança bancária, o sistema de ponto eletrônico/horas extras e jornada de trabalho, o processo seletivo interno, a isonomia para os empregados admitidos após 1997 e a representação dos empregados na gestão da Caixa (Conselho de Representação).
• Pré-acordo no Banco do Brasil
A direção do Banco do Brasil acatou pedido da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e concordou em assinar pré-acordo para cumprir a Convenção Coletiva Nacional de toda a categoria bancária, a ser negociada com a Fenaban.
O Banco do Brasil também agendou para 22 de julho, a partir das 15 horas, em Brasília, a primeira reunião com a representação do funcionalismo. Objetivo: negociar itens específicos, como novo PCS, mudança na Previ (fundo de pensão dos trabalhadores do Banco do Brasil) e isonomia entre novos e antigos funcionários.