Faltam apenas dez dias para o término do II Censo da Diversidade e somente 95 mil bancários responderam ao questionário, o que representa 19,67% do universo de 486 mil empregados de 7 bancos públicos e 11 privados, aptos a participarem. O prazo termina no dia 25 de abril, sexta-feira.
Os números foram apresentados na tarde desta última terça-feira (15), durante reunião ocorrida em São Paulo do Grupo de Trabalho (GT) do II Censo, formado pela Contraf-CUT e a Fenaban, que tem acompanhado a participação da categoria.
O índice de participação é, ainda, aquém da expectativa da Contraf-CUT, no entanto, é preciso reverter o quadro e ampliar o número de participantes de todo o País. Em 2006, quando foi realizado o I Censo, a participação foi de 204.133 mil bancários e bancárias de 17 bancos (públicos e privados).
O II Censo foi uma conquista obtida na mesa de negociações da Campanha Nacional 2012, com preparação em 2013 e efetivação em 2014. Por isso, é fundamental que toda a categoria responda o questionário que está disponível no hotsite www.febraban-diversidade.com.br
> Clique aqui para acessar o hotsite.
Toda a categoria é convidada a participar e contribuir no levantamento a fim de construir uma radiografia mais próxima da realidade do dia-a-dia de quem trabalha nos bancos.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), a participação da categoria é muito importante, pois desta vez, será possível comparar se as distorções detectadas na primeira pesquisa, realizada em 2008, foram corrigidas ou não, além disso, também será mais fácil averiguar se os bancos estão efetivamente assegurando condições igualitárias na contratação, na remuneração e nas ascensão profissional de todos os trabalhadores, independente de sexo, gênero, raça/cor, etnia, se LGBT ou pessoas com deficiência.
Fonte: Contraf-CUT