Da Agência Fenae
Elaboração do PFC é vista pelas lideranças sindicais como desafio complexo. Daí ser necessária a participação dos empregados, em todos os segmentos da empresa
Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, em Brasília, das 10h às 18h, acontece o seminário de organização do Plano de Funções Comissionadas (PFC), cuja implantação no âmbito da Caixa Econômica Federal está prevista para o fim de junho deste ano. A promoção do evento é da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e da Comissão do Plano de Funções Comissionadas, constituída com membros indicados pelas federações de bancários, conforme deliberação do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) do ano passado.
A elaboração do PFC é encarada pelas lideranças sindicais como desafio complexo, que precisa ser enfrentado com a mais ampla participação dos empregados, em todos os segmentos da empresa. O trabalho da comissão que foi constituída, por exemplo, contará com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O assunto esteve em debate no Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais da Caixa, realizado na semana passada em Brasília. No entanto, para viabilizar a formulação da proposta dos trabalhadores, haverá debates nos Estados, com envolvimento das entidades sindicais e associativas. Essa proposta será ainda submetida ao 25º Conecef, previsto para a segunda quinzena de abril. Em seguida, terá início o processo de negociação com a empresa.