Da Agência Fenae

A pressão exercida pelo movimento sindical bancário, com paralisações e protestos em agências e unidades em todo o País, levou a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a confirmar para 15 de setembro, às 14 horas, na capital, nova rodada de negociações da campanha nacional unificada deste ano.
Esta será a quarta negociação após o ato de entrega da minuta de reivindicações, ocorrido em 10 de agosto.
Para preparar o encontro com os banqueiros, o Comando Nacional agendou reunião para o mesmo dia, às 10 horas, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

• Mesa de saúde: sem avanços

A mesa temática da campanha nacional unificada sobre saúde, cuja primeira reunião ocorreu no dia 13 de setembro, na capital, não registrou novidades. Nenhuma resposta foi dada para as reivindicações da pauta de saúde aprovada na 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, pois os banqueiros justificaram que precisam de tempo para estudar melhor as cláusulas.
Na ocasião, a Fenaban reafirmou apenas proposta de criar um programa de readaptação profissional nos moldes do apresentado no ano passado e que foi recusado pela categoria bancária.
O secretário de Saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão, contestou assim a enrolação dos banqueiros: “Entregamos à Fenaban um documento que é um compilado das cláusulas de saúde da nossa minuta de reivindicações, entregue há um mês. Não há nada neste documento que não seja de conhecimento dos banqueiros. Mesmo assim, eles chegaram na reunião como se fôssemos apresentar a pauta pela primeira vez e disseram não ter condições de responder antes de analisar”.

Compartilhe: