Por orientação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), as entidades representativas dos trabalhadores têm realizado, desde 16 de janeiro, manifestações contrárias à decisão unilateral da direção do banco de criar a função de caixa de ponto-de-venda com a conseqüente redução do número de caixas nos guichês das agências.
Em São Paulo, a APCEF/SP propôs duas manifestações de protesto: um abaixo-assinado e a realização de duas semanas de Venda Zero nas unidades.
Durante a Campanha Nacional dos Bancários, em 2005, a Caixa chegou a divulgar que abriria, aproximadamente, 7.600 vagas em janeiro deste ano.
Na primeira semana de janeiro, no entanto, a direção do banco divulgou, por meio da CI Supes/Suare 003/06, informação de diminuição do número de dotações em uma série de agências.
Informações extra-oficiais dão conta de que a Caixa divulgaria, em 19 de janeiro, um aumento de 10% no número de vagas citado na CI Supes/Suare.
• Tentando confundir
Não bastasse todo esse desrespeito, a Caixa utilizou-se de seu boletim interno, em 13 de janeiro, para tentar confundir os empregados, informando que a criação da nova função seria uma conquista do processo negocial.
“Além de desrespeitar o Acordo Coletivo, a direção do banco quer, com essa falsa afirmação, colocar em dúvida a confiança dos empregados em suas representações” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.
• Abaixo-assinado
O documento, encaminhado para todas as unidades, ainda pode ser subscrito pelos empregados e encaminhado para a APCEF/SP até 27 de janeiro, sexta-feira, por malote ou fax (11) 3017-8325.
O modelo de abaixo-assinado também está disponível no link abaixo.
Entre as reivindicações do documento está a manutenção do que foi acertado em mesa de negociação.
• Venda Zero
A segunda semana da chamada Venda Zero nas unidades do Estado vai de 23 a 27 de janeiro.
A orientação é para que o protesto siga firme.
“A hora é agora e devemos fortalecer nosso movimento na luta por respeito e condições dignas de trabalho” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP.
• Rodada de negociações
No último dia 11, durante rodada de negociações entre a CEE-Caixa e a direção do banco, diante dos relatos de indignação e dos protestos pela representação dos empregados, a empresa concordou em analisar as questões relativas à participação do movimento sindical na elaboração dos critérios para nomeação da nova função.
Um novo encontro está previsto para acontecer na última semana de janeiro.