O Sindicato tomou conhecimento por meio da impresa e por informações passadas pelos empregados de que o horário de atendimento nas agências da Caixa Federal será ampliado em uma hora, funcionando das 9h às 16h.

Segundo informe do banco passado aos trabalhadores, a medida, para beneficiar a população que deixou de ser atendida durante a greve, vai de 19 de outubro a 4 de novembro (para a imprensa a data divulgada é até 28 de outubro).

O Sindicato está cobrando que a empresa respeite os direitos dos trabalhadores no que se refere à jornada de seis horas, assegurada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e no acordo coletivo aditivo. “A Caixa tem de pagar hora extra e respeitar a jornada de trabalho. Embora a determinação vise beneficiar a população, que apoiou nosso movimento, os bancários têm de ter seus direitos assegurados”, afirma o diretor executivo do Sindicato Kardec de Jesus.

O dirigente esclarece ainda que até a assinatura do acordo específico as horas não podem ser computadas para compensar os dias parados na greve. Somente a partir da data da assinatura desse documento é que passa a valer a regra de compensação: duas horas por dia, de segunda a sexta, excluindo feriados, até 15 de dezembro. 

O dirigente afirma ainda que o bancário já é penalizado diariamente e que, em vários locais, a falta de empregados provoca a sobrecarga de trabalho. “Nossa reivindicação é que a empresa respeite os direitos de todos os empregados em todos os dias do ano. Temos denúncias, inclusive, de que a situação está tão complicada que há locais que nem sequer estão recebendo hora extra“, afirma Kardec.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: