A CI Supes/Sunti/Sucog 0202/07#10, divulgada pela Caixa em 29 de maio, que trata da política de uso da internet no banco, tem gerado diversos questionamentos por parte dos empregados pelo seu caráter restritivo.
De acordo com o documento da empresa, em função da grande quantidade de usuários e de acessos, foram geradas situações que acarretaram problemas relacionados ao desempenho da rede Caixa e à segurança da informação.
“Neste contexto (…), o Conselho Diretor aprovou uma série de medidas que dispõe sobre a Política de Uso da Internet na Caixa” – diz um trecho da CI.
Um dos itens de maior polêmica no documento é o que trata da liberação de acesso estendido apenas para dirigentes do banco e empregados ocupantes de cargo em comissão do grupo gerencial e de assessoramento estratégico.
Para a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus, o uso da internet tem de ser pautado pela disciplina, inclusive com uma política de utilização, mas sem excessos.
“Tem de se saber separar o joio do trigo na hora de elaborar tal política. Não se pode, dentro de um quadro de mais de 100 mil usuários, pautar-se pelo comportamento da minoria e restringir o acessso à internet para quase a totalidade dos empregados” – comentou Fabiana.
De acordo com estudos realizados no II Concurso de Melhores Práticas de TI, os porcentuais de utilização da internet do tipo “P999999” – referente aos prestadores de serviço – são elevadíssimos. “Uma solução simples e de baixo impacto poderia ser o monitoramento e mapeamento do perfil dos usuários que consomem de 80% a 90% dos recursos da internet. A partir daí, então, propor uma medida restritiva ou educativa para esses usuários” – sugeriu um dos estudos.
A CI 0202 gera uma série de dificuldades para o cotidiano de grande parte dos empregados que precisa da internet para pesquisa de endereços e telefones para contatos com clientes, cotação de preços, por exemplo. “A APCEF/SP encaminhou ofício à Caixa solicitando a reavaliação das medidas. O assunto também já foi levado à mesa de negociação pela CEE-Caixa” – finalizou Fabiana.

Compartilhe: