Uma ferramenta lançada pela Caixa permite ao usuário gerar e visualizar, pela internet, extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É possível consultar o extrato dos lançamentos dos últimos 25 anos (ocorridos após a centralização das contas do FGTS na Caixa).  Anteriormente, a ferramenta permitia que o usuário tivesse acesso apenas aos seis últimos registros. O serviço eletrônico “Extrato Completo” já está disponível nos endereços: www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.

Mas para ter acesso às informações, o trabalhador deverá cadastrar senha para acessos às informações, informar seu PIS e aceitar o “Termo de Cadastramento”. O internauta terá acesso ao “extrato completo” e também a outros serviços como atualização de endereço, extrato por e-mail e serviços no celular.
A Caixa espera mais de 2 milhões de acessos ao novo serviço até o final do ano. Nos últimos 12 meses, mais de 25 milhões de trabalhadores acessaram os serviços eletrônicos do FGTS. Foram enviados mais de 300 milhões de extratos diretamente para as residências desses clientes. A Caixa também disponibilizou, no período, consultas de saldo nos terminais de autoatendimento e enviou mais de 50 milhões de mensagens eletrônicas para o telefone indicado pelo trabalhador.

Conforme informações da Caixa, o trabalhador, ao optar pelo serviço de mensagens no celular, recebe, sem nenhum custo, informações da conta vinculada ao FGTS, como o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e correções monetárias, a liberação de saque e outras movimentações. O trabalhador receberá duas mensagens por mês: uma referente ao recolhimento regular e outra referente ao crédito de juros e atualização monetária. Segundo a Caixa, a adesão a esse serviço inibe a geração de extrato bimestral do FGTS, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução do consumo de papel.

A APCEF/SP está com uma ação conjunta de correção do valor do FGTS. Para saber mais, clique aqui
 

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