No ranking de reclamações contra bancos e financeiras divulgado pelo Banco Central a Caixa está em segundo lugar no período referente ao segundo trimestre de 2018. No primeiro trimestre a liderança havia sido da Caixa, hoje quem ocupa o primeiro lugar é o Santander.

No período, foram 10.110 reclamações, um aumento de 8,6% frente às 9.306 queixas registradas no primeiro trimestre. Esse volume considera apenas queixas consideradas procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A Caixa caiu para o segundo lugar, com índice de 27,68. O banco teve 2.475 queixas para 89,400 milhões de clientes.

É importante destacar que programas de demissões reduziram a quantidade de trabalhadores assustadoramente, com pelo menos 8 mil desligamentos nos últimos meses e nenhuma contratação, o que precariza o serviço oferecido à população, principalmente o atendimento social.

O Banco do Brasil ficou na terceira colocação, com 1.301 reclamações para 62,371 milhões de clientes — seu índice ficou em 20,85. O Bradesco ocupa a quarta colocação, com índice de 19,61. Foram 1.860 reclamações para 94,814 milhões de clientes. O Itaú ficou em quinto lugar, com índice de 18,61, que capta 1.409 reclamações dentre 75,683 milhões de clientes.

Para construir o ranking, são considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC.

 

Fonte: Contraf-CUT, com agências e edição da APCEF/SP

  

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