Em 23 de fevereiro, depois de solicitação feita pela APCEF/SP e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) realizou fiscalização na área de retaguarda da agência Brigadeiro, na capital.
Diversas irregularidades foram constatadas. A mais grave, no entanto, é o espaço ocupado pelos empregados do setor. Quatro trabalhadores ficam “espremidos” em um ambiente no qual mal se tem lugar para locomover-se. O local não possui sequer janelas.
Os empregados ainda têm de dividir esse espaço mínimo com mesas, armários e computadores, contrariando todas as normas ergonômicas existentes.
A Caixa foi autuada e, caso não regularize a situação – adequando o ambiente às condições mínimas de trabalho -, estará sujeita à multa e à interdição da área de retaguarda da agência Brigadeiro. No dia da fiscalização, a DRT foi informada, pela gerência geral da unidade, que um projeto de ampliação do setor já havia sido aprovado pela direção do banco.
“Os empregados foram encontrados trabalhando em uma situação desumana. A autuação da Caixa pela DRT foi um passo importante no combate às más condições de trabalho” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.
“É primordial que os trabalhadores denunciem às entidades representativas dos empregados toda e qualquer irregularidade em seu setor. O trabalho conjunto leva-nos à busca de soluções” – finalizou Fabiana Matheus.
Denúncias, ligue (11) 3017-8322, 3017-8324 ou envie e-mail para: diretoria@apcefsp.org.br.

Compartilhe: