Após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realizada esta segunda-feira, dia 22, o presidente da Caixa Gilberto Occhi afirmou que irá assinar na sexta-feira, dia 25, contrato com o BNDES para que comece a tramitar a oferta inicial de ações (IPO, sigla em inglês) da Caixa Seguradora. Esta será a primeira ação de vendas de ativos do banco, o que tem sido anunciado por Occhi nos últimos tempos.
Segundo o presidente da Caixa, a ideia é que a operação seja feita no primeiro semestre do ano que vem. Occhi ainda justificou que o processo tem demorado porque antes de seu início foram consultados órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).
A área de loterias instantâneas é a próxima da lista. O site do Projeto Crescer, programa de abertura de concessões criado pelo governo Temer, já apresenta a desestatização da área para 2017 com o nome de Lotex Loterias Instantâneas.
Fechamento de agências
Com o anúncio feito esta semana do fechamento de agências do Banco do Brasil, Occhi também comentou que a Caixa não irá fechar unidades em um primeiro momento.
No entanto, afirmou que o banco deve fazer um novo programa de aposentadoria incentivada que pode atingir cerca de 11 mil funcionários. Somado ao fato de que a Caixa, como vem declarando, não fará novas contratações, a possibilidade de um futuro fechamento de agências será tornará cada vez mais certa. Com isso, a tendência é de que o número de agências que não tem apresentado resultados satisfatórios passe dos atuais 100.