Conforme acordado em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, em Brasília, a direção da Caixa deveria ter apresentado, com antecedência de cinco dias, a listagem de agências que abrirão neste sábado, 13 de maio.
A Caixa Econômica Federal dará início à terceira etapa de pagamentos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta sexta-feira (12). O banco anunciou publicamente que agências da Caixa estarão de plantão neste sábado (13), das 9 às 15 horas. Nesta sexta-feira (12), segunda (15) e terça-feira (16), as unidades abrirão às 8 horas, duas horas mais cedo. Até o momento, porém, a empresa não encaminhou aos sindicatos a relação das unidades que estarão abertas ao público no sábado.
Nas etapas anteriores, as agências registraram filas imensas e demora no atendimento em razão da política de redução da empresa promovida pela atual direção do banco, que tem promovido o desligamento de empregados sem que haja novas contratações de trabalhadores para atender a demanda do dia a dia, o que dirá de atividades extras, como o pagamento das contas inativas do FGTS.
Além disso, os empregados da Caixa foram “convidados” a trabalhar aos sábados, em muitos casos, somente um dia antes, sem qualquer respeito aos compromissos já agendados e ao descanso que todo trabalhador tem direito.
Horas extras – Durante audiência de mediação, a Caixa também comprometeu-se, na Procuradoria Regional do Trabalho, a pagar todas as horas extras trabalhadas aos sábados com adicional de 100%, sem compensação.
“Vamos acompanhar e exigir que o banco cumpra o que foi acordado em relação ao pagamento das horas e denunciar caso não seja cumprido. Para isso, pedimos aos empregados que nos informem ao verificarem qualquer irregularidade”, explica o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros.
Para informações ou denúncias, ligue (11) 3017-8315 ou encaminhe mensagem para sindical@apcefsp.org.br.
Ação – A luta da APCEF/SP é em defesa do direito coletivo dos empregados da Caixa pela jornada de trabalho de seis horas contínuas em dias úteis, com exceção dos sábados, conforme artigo 224 da CLT.
O que está acontecendo na Caixa com o “convite” para o trabalho aos sábados e a extrapolação da jornada, especialmente em dias de atendimento à população para o saque do FGTS inativo, já foi contestado pela Associação.
A APCEF/SP entrou com ação na justiça, no início deste ano, pleiteando que a Caixa se abstenha de exigir dos seus empregados o trabalho aos sábados. A ação está em andamento e ainda será julgada no mérito.