Com o objetivo de organizar os sindicatos e os trabalhadores para defender o papel social, de fomento e desenvolvimento econômico dos bancos públicos rumo a um marco de crescimento justo e igualitário, foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, um encontro para a criação de uma Aliança-Latino Americana em Defesa dos Bancos Públicos.

A iniciativa do encontro foi da UNI Américas Finanças. O Brasil foi representado pelo presidente da Contraf-CUT e vice-presidente da UNI Américas Finanças, Carlos Cordeiro; da coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados CEE/Caixa – Contraf-CUT e diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus; a diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília, Fabiana Uehara e o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Dionísio Reis.

Em dezembro de 2012 foi realizada uma conferência em Montevidéu, no Uruguai, ocasião em que foi aprovado um plano de ação para construir e desenvolver políticas na região em defesa dos bancos públicos, responsáveis pela promoção do desenvolvimento econômico e social em diferentes países.
De acordo com Fabiana Matheus, o encontro é muito importante para definir estratégias de ação conjunta em defesa dos bancos públicos. “Temos muito a contribuir no debate, uma vez que essas instituições têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, sobretudo nos últimos 12 anos. Foram os bancos públicos que mantiveram a oferta de crédito durante a recente crise internacional”.
 

Compartilhe: