As instituições financeiras tiveram o pior índice de geração de empregos formais no primeiro semestre deste ano: apenas 3.005 novas vagas. A divulgação foi feita esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicaram o pior índice desde 2002. Foi a menor variação registrada pelo setor de serviços, onde estão enquadradas as instituições financeiras.
O número é considerado baixíssimo em comparação com outros segmentos do setor de serviços como: comércio e administração de imóveis, serviços técnicos profissionais, transportes e comunicações, serviços de alojamentos, alimentação, repouso e manutenção, serviços médicos odontológicos e ensino. Esses segmentos foram responsáveis pela abertura de 361.180 novas vagas – 43% do total nacional, com crescimento de 2,23%.
Os 3.005 postos de trabalho abertos pelos bancos no primeiro semestre de 2013 representaram saldo total de 0,45% em seis meses. Foi a menor variação registrada pelo setor de serviços e em comparação a outros segmentos dos demais setores.