A Fundação Procon divulgou a lista dos mais reclamados pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. O segmento das instituições financeiras (bancos, cartões de crédito e financeiras) está em segundo lugar e só perde em reclamações para o setor de telecomunicações.

No total, foram 34.971 registros de insatisfação, ou 28% do total das queixas, em sua maioria relacionadas a cobranças de valores não reconhecidos em faturas de cartões de crédito e conta corrente e muitas reclamações sobre a cobrança de tarifas, especialmente as relacionadas ao financiamento de veículos.

No ranking do Procon/SP, a Caixa Econômica Federal ocupa a décima segunda colocação. O primeiro lugar ficou com o Grupo Vivo, de telefonia, com 5.756 queixas.
Os dados divulgados pelo Procon/SP reforçam reivindicações antigas dos bancários. A necessidade de ampliar o quadro de trabalhadores, investimento em infraestrutura e em sistemas eficazes.
Muitas reclamações dos correntistas estão relacionadas diretamente ao número insuficiente de empregados para atender a demanda de trabalho. Uma das reivindicações mais enfatizadas na campanha salarial 2013 é a geração de novos postos de trabalho pelos bancos.

 

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