A direção da Caixa Federal não honrou o compromisso firmado com os integrantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa de apresentar todas as informações para averiguarem o relatório atuarial do convênio médico dos empregados. A postura foi evidenciada em reunião na terça 19 e inviabilizou a continuidade das discussões.

Segundo a conselheira eleita Ivanilde Moreira, a Ivi, nos encontros realizados nos dias 13 e 14 de maio, uma empresa de consultoria externa expos relatório sobre o plano de assistência à saúde. Na ocasião, os representantes dos beneficiários já verificaram inconsistências no documento e solicitaram mais subsídios da Caixa. “Pedimos o relatório completo, incluindo, por exemplo, a base de dados repassada pelo banco para a confecção desse parecer. A Caixa ignorou esse pedido, mesmo tendo se comprometido com o debate transparente e que todas as nossas solicitações seriam atendidas.”

A dirigente sindical afirma ainda que o banco não atendeu à reivindicação de melhorar a comunicação junto aos empregados no que se refere à atuação do Conselho de Usuários, credenciamentos e serviços relevantes aos participantes. “Consideramos essa medida essencial tanto para melhorar o acesso e dar mais segurança aos beneficiários, ativos e aposentados, quanto para a utilização do Saúde Caixa.”

Para Ivi, o fato de o conselho ter papel apenas consultivo impede que medidas sejam tomadas para mudar essa postura da instituição financeira. “Uma de nossas principais reivindicações da Campanha 2014 é que essa instância tenha também caráter deliberativo. Assim teremos atuação mais eficaz na defesa do Saúde Caixa, que é um patrimônio dos empregados”, acrescenta, lembrando que o convênio médico também foi discutido na rodada de negociação específica entre a Comissão Executiva dos Empregados e a Caixa Federal.

Nova reunião do Conselho de Usuários com o banco será em 18 de novembro. – See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=8771#sthash.ipKNzgEf.dpuf

Fonte: Seeb-SP

Compartilhe: