Depois de uma histórica participação no movimento grevista, trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o País conquistaram importantes avanços na Campanha Nacional 2010.
Foram 15 dias de paralisação, que chegou a atingir mais de 8 mil agências nos quatro cantos do Brasil, transformando o movimento dos bancários na luta por reajuste digno e melhores condições de trabalho no maior das duas últimas décadas.
Em 13 de outubro, a maioria dos bancários, em assembleias, aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 11 e encerrou o movimento grevista.
A proposta contempla aumento real de salário, valorização dos pisos, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e definição de mecanismos de combate ao assédio moral e à falta de segurança.

Empregados da Caixa aprovam, também, proposta específica

Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, os empregados da Caixa realizaram assembleia separada da dos bancos privados para poderem analisar, além da proposta da Fenaban para os itens econômicos e sociais, os itens específicos apresentados pela direção do banco.
Como resultado da forte greve e da grande participação dos empregados da Caixa na paralisação, a direção da empresa avançou nas propostas.
Um dos itens de destaque das conquistas é o pagamento de uma PLR Social, que corresponde a 4% do lucro líquido da Caixa, a serem distribuídos linearmente, além da PLR da Fenaban.
A elevação do piso de ingresso no banco e o acréscimo linear em todas as referências do Plano de Cargos e Salários de 2008 também fazem parte das conquistas desta campanha.
Haverá, ainda, distribuição de um delta para todos os empregados promovíveis e a garantia, em acordo, do pagamento da promoção de 2010 em março de 2011.

Outros destaques

Entre as propostas da Caixa estão, também, a frequência bimestral das reuniões dos comitês de acompanhamento do credenciamento e descredenciamento do Saúde Caixa e a discussão do Plano de Funções Gratificadas (PFG) e do Processo Seletivo Interno (PSI) em mesa de negociação específica.
“A Campanha Nacional 2010 foi um sucesso, com a conquista de aumento real de mais de 3%, PLR justa e o atendimento de itens importantes para os bancários, como a garantia de mecanismos de combate ao assédio moral e à falta de segurança”, afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “Apesar dos avanços também nos itens específicos da Caixa, ainda há muito o que conquistar. A nossa luta é permanente e temos certeza de que seremos vitoriosos em todas as empreitadas na busca por nossos direitos, pois os empregados demonstraram, mais uma vez, que a união faz a diferença”, completou.

Propostas
Confira, no quadro abaixo, as principais conquistas dos bancários da Caixa nesta Campanha Nacional.

Compartilhe: