O Fundo de Pensão dos empregados da Caixa (Funcef) foi o tema do programa de webtv do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o “MB com a Presidenta”, que foi ao ar na segunda-feira, dia 9.

Como participar do pleito que se estende até 18 de maio, os principais desafios da entidade que tem hoje 137 mil participantes e que administra um patrimônio de R$ 56 bilhões foram destaques do debate promovido no programa.

No primeiro bloco, os participantes abordaram as vantagens de se manter o Fundo de Revisão de Benefícios (FRB); esclareceram sobre o déficit e alertaram contra boatos que surgem no período eleitoral.

No segundo bloco, os participantes fizeram balanço da gestão à frente da Funcef e do legado em relação à retirada da idade mínima para aposentadoria dentro do fundo e ainda da distribuição de R$ 5,5 bilhões de rentabilidade pelo FRB de aumento real. Destaque também para os riscos do Projeto de Lei 268, que se aprovado, não permitirá mais aos empregados indicarem seus representantes nos fundos de pensão.

Os candidatos da chapa 5 defendem que o contencioso judicial deva ser assumido pela patrocinadora, já que o montante é decorrente de ações judiciais referentes à relação de trabalho e cabe à Caixa essa responsabilidade. Participaram desta edição os candidatos pela Chapa 5 Funcef Pra Gente: Valter San Martin, candidato ao Conselho Fiscal, e Antonio Luiz Fermino, que concorre ao Conselho Deliberativo, além de Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, que responderam dúvidas dos internautas.

Cerca de 137 mil pessoas participam da Funcef que administra um  patrimônio de 56,6 bilhões de reais. As eleições para conselhos Deliberativo e Fiscal do fundo de pensão serão entre 16 e 18 de maio.

 

Compartilhe: