A primeira assembleia da Campanha Nacional Unificada 2016 elegeu os 150 delegados de São Paulo, Osasco e região que vão participar da Conferência Estadual, no sábado 16. Esses trabalhadores representarão a categoria nos debates sobre as reivindicações que SP irá levar à Conferência Nacional (de 29 a 31 de julho).
Desse encontro, que reúne delegados bancários eleitos de todo o Brasil, sai a pauta final a ser entregue aos bancos no mês de agosto, conforme aprovado na assembleia desta terça 12 que autorizou, ainda, o Sindicato dos Bancários a negociar com a federação dos bancos.
Foram 641 os trabalhadores de bancos públicos e privados que votaram na assembleia. Três chapas foram inscritas, sendo que a apresentada pela diretoria do Sindicato teve mais de 80% dos votos.
Prioridades
Em consulta da qual participaram 14.286 trabalhadores este ano, os bancários apontaram como prioridades aumento real (81%), PLR maior (88%), fim das demissões, com mais contratações (73%), e melhores condições de trabalho sem assédio moral (60%) ou metas abusivas.
A categoria foi taxativa também em relação à conjuntura: não aceitam nenhum direito a menos e vão à luta em defesa dos bancos públicos (88%), contra a terceirização ilimitada (90%), contra o aumento do tempo para se aposentar (67%) e mudanças trabalhistas que ameacem férias, jornada, hora extra, 13º (73%).
A assembleia aprovou, ainda, a contribuição assistencial de 2,5% do salário mais R$ 10, com teto de R$ 220.