Agência Suzano: banheiro adaptado tem problemas
Padrões de acessibilidade não estão projetados no prédio da agência Suzano, pertencente a Superintendência Regional Penha. O curioso é que há 17 anos uma empregada da unidade, portadora de deficiência física, utiliza cadeira de rodas para circular pela agência, com dificuldades.
Atividades do dia a dia como por exemplo utilizar o banheiro é tarefa difícil para ela. O único banheiro que há no térreo da agência, andar que a empregada trabalha, é sinalizado como adaptado, portanto, há uma pequena rampa bastante íngreme e não tem energia elétrica. “Tudo isso dificulta muito a utilização por portadores de deficiência física”, diz a empregada.
Para evitar aborrecimentos, a empregada passou a consumir pouco líquido durante a jornada de trabalho e, assim, evitar possíveis constrangimentos na utilização do banheiro, que também é destinado para os clientes da agência.
Recentemente a empregada foi internada com graves problemas de urina e precisou mudar seus hábitos, tendo que ingerir líquido durante todo o dia. Inevitavelmente às idas ao banheiro tornou-se mais frequente em horário de trabalho, bem como as dificuldades que veio a enfrentar.
Todas as vezes que utilizava o banheiro tinha a mesma dificuldade para sair do local. Até que um dia, há alguns meses, não conseguiu subir a pequena rampa íngreme e a cadeira virou para trás, a empregada caiu no chão e a cadeira por cima. “Fui socorrida pelos clientes, fiquei muito nervosa e extremamente constrangida”, relatou.
Há três meses a Gilog/SP fez uma visita na agência e elaborou plano de obras de acessibilidade, já que há problemas em todo prédio.
“A Caixa espera acontecer um acidente desta proporção com um empregado ou mesmo com um cliente para tomar providências. É um desrespeito com as pessoas. É preciso fazer uma revisão urgente dos layouts de todas as agências da Caixa”, diz o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
A APCEF/SP está acompanhando o andamento das obras na agência Suzano.