Na última sexta-feira, 20 de dezembro, representantes da APCEF/SP, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, da Fenae e da Funcef participaram de uma visita às obras em andamento do Aeroporto de Guarulhos. O objetivo da visita era conhecer o processo de reforma e expansão pelo qual o aeroporto passa atualmente, desde que o consórcio Invepar-ACSA assumiu sua administração em fevereiro deste ano. “A Funcef faz parte da holding que assumiu as obras do Aeroporto no ano passado. Nossa visita teve a intenção de apresentar às entidades os investimentos feitos pela Funcef, de forma a manter a transparência pela qual a entidade tanto preza”, explicou o diretor de Benefícios do fundo de pensão, José Carlos Alonso.
Além do diretor de Benefícios da Funcef, também estiveram presentes à visita o diretor de Planejamento e Controladoria do fundo de pensão, Antônio Bráulio de Carvalho; o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto; o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Kardec de Jesus Bezerra; o representante da Fenae e do Sindicato dos Bancários do ABC, Jorge Luiz Furlan; o diretor do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, Eduardo Capelo da Costa, entre outras pessoas.
Esta foi a primeira visita das entidades representativas dos empregados à obra após a holding Invepar – da qual são acionistas a Funcef, a Previ, a Petros e a OAS, e a empresa sul-africana Airport Company South Africa (ACSA) – arrematarem, em fevereiro de 2012, a outorga de concessão de uso do Aeroporto de Guarulhos. A Fundação detém 25% de participação na holding Invepar.
O Aeroporto de Guarulhos foi inaugurado em 1985, com capacidade para atender 16 milhões de passageiros. Com a inauguração do Terminal 4, em 2012, a capacidade cresceu para 20 milhões. O investimento para a nova ampliação do Aeroporto reflete a importância estratégica do aeroporto, com grande trânsito de passageiros e volume de voos operados. Só em 2011, foram transportados cerca de 30 milhões de passageiros.
As obras comprendem uma série de ações com foco em sua ampliação e visando, principalmente, à melhoria dos serviços para a realização dos grandes eventos esportivos, que serão realizados aqui, nos próximos anos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
O grupo visitou as principais obras em andamento no Aeroporto, como a nova praça de alimentação da Asa D, que possui opções de serviços para alimentação, por exemplo, ainda inéditas nos aeroportos brasileiros, como Vivenda do Camarão, Desfrutti, Montana Grill. A loja Saraiva também foi instalada como a primeira livraria adaptada a aeroporto do Brasil. Em seguida, a visita foi ao recém-construído edifício garagem (EDG) cuja construção aumentou para mais de 8 mil o número de vagas disponíveis para estacionar. Encontrar uma vaga para deixar o carro era bastante complicado antes do novo espaço, já que o aeroporto estava no limite de sua capacidade. O Edifício Garagem ainda possui um novo sistema de gestão de vagas, com um controle e indicação eletrônicos das vagas livres.
A principal obra em andamento consiste no novo terminal de passageiros (T3). Com 192 metros quadrados, o novo terminl tem área superior aos terminais 1, 2 e 4 juntos e, após sua conclusão, terá capacidade para 12 milhões de passageiros por ano.
As obras ainda incluem a criação do Pátio Lima, que serve como estacionamento das aeronave, além da reforma das pistas de pouso, decolagem e taxiamento.
O consórcio
A Invepar representa 90% do consórcio vencedor do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A holding é uma das maiores empresas de infraestrutura de transportes do País e administra hoje sete empresas: as rodovias Linha Amarela (RJ), Auto Raposo Tavares (SP), Litoral Norte (BA), Bahia Norte (BA), RioTeresópolis (RJ), Rota do Atlântico (PE) e a metroviária MetrôRio.
A operadora associada do Grupo Invepar é a ACSA " Airport Company South Africa, com ampla experiência no setor, responsável pela operação dos três principais aeroportos internacionais da África do Sul. Para a Copa do Mundo de 2010, realizada no país, a empresa realizou programas de investimentos em infraestrutura e melhorias operacionais de R$ 4 bilhões. Entre as suas responsabilidades estavam o desenvolvimento dos planos operacionais de cada um dos aeroportos, incluindo a coordenação com cidades-sede, agências de segurança do Estado e outros modais de transporte.