Edição: Abril/2014

Aumento real, PLR Social, contratação de trabalhadores e vale-cultura são frutos do trabalho conjunto das entidades e dos empregados

Desde 1986, quando um grupo intitulado Nossa Luta passou a cuidar da APCEF/SP (de nome ABEF/SP na época), a entidade passou a atuar ao lado das principais representações dos trabalhadores – Sindicatos de Bancários, Contraf-CUT, Fenae, Apea, Fenacef, Fenag, etc. – em defesa dos direitos dos trabalhadores.

E, claro, durante toda a gestão de Sérgio Takemoto – à frente da Associação desde 2008 – isto não podia ser diferente.
Ao lado destas entidades, a APCEF/SP lutou por melhorias para toda a categoria e para os empregados da Caixa, especificamente. Com isto, conquistou-se uma sequência de reajustes salariais acima da inflação, o pagamento da PLR Social, o compromisso de contratação de novos trabalhadores, a criação das Comissões de Conciliação Voluntária (CCVs), o vale-cultura, a redução de 70 para 10 horas de curso do Universidade Caixa, o pagamento das horas extras nas unidades com até 15 empregados, entre tantas outras coisas. “Depois da conquista do pagamento da PLR, a criação da PLR Social foi uma das principais vitórias alcançadas no movimento dos trabalhadores da Caixa”, relatou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Apesar de a campanha salarial ser o principal momento no qual os bancários registram suas conquistas, a APCEF/SP atua, no dia a dia, para melhorar as condições de trabalho dos empregados da Caixa. São diversas denúncias recebidas todos os dias por conta de problemas com ar-condicionado, infiltrações, falta de espaço adequado para o trabalho, extrapolação da jornada sem respeito aos direitos, assédio moral e muitos outros problemas. “Buscamos resolver cada uma das dificuldades relatadas pelo trabalhador, em conversas e reuniões com gestores, cobranças ao alto escalão do banco ou, quando nada funciona, com manifestações e encaminhamentos para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)”, explicou Sérgio Takemoto.

Em uma destas ações, os diretores da APCEF/SP entregaram, em agosto de 2011, ao presidente da Caixa, Jorge Hereda, uma carta aberta intitulada Valor e dignidade para quem dá sustentação à Caixa. No documen-         to, eram mencionadas as principais situações apuradas em uma consulta feita aos empregados do banco: dias intermináveis de trabalho, não marcação e nem pagamento correto das horas extras, cobrança absurda de metas, assédio moral, falta de empregados, sistemas ineficientes, problemas com ar-condicionado, vazamentos e infiltrações nas unidades.

Pouco antes, em maio de 2011, a Associação havia participado de uma manifestação no Feirão da Casa Própria, da Caixa, para pedir o pagamento das horas extras para os empregados que trabalharam durante os três dias do evento, inclusive sábado e domingo.
No início de 2012, os diretores da APCEF/SP cumpriram uma extensa agenda de visitas às SRs de todo o Estado. O objetivo era debater as condições de trabalho e criar um canal de diálogo em cada superintendência, de forma a resolver mais rapidamente os problemas denunciados pelos empregados. No mesmo período, a Associação reuniu-se com o vice-presidente de Logística da Caixa para apresentar a situação caótica das agências e a falta de estrutura das Gilogs.

Em novembro de 2013, a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda participou de uma das rodadas de negociação permanente entre os representantes da Caixa e dos trabalhadores para entregar relatório sobre a situação das agências do banco em São Paulo. A Associação realizou um levantamento em 147 unidades vinculadas às SRs Bauru, Ipiranga, Santana, Sorocaba e Ribeirão Preto e encontrou muitos problemas, entre eles, a falta de empregados, de segurança e de manutenção predial e dos mobiliários; sistema de refrigeração ineficiente ou inexistente; péssimas condições de trabalho nos setores de retaguarda; acesso a pessoas com deficiência inadequado, entre outras reclamações.

Outro assunto bastante preocupante é a atuação do Saúde Caixa. Para manter os associados bem informados e buscar soluções para os problemas apresentados pelos participantes, dirigentes da Associação participam de instâncias de acompanhamento do plano de saúde, como o Conselho de Usuários, para o qual a diretora Ivanilde de Miranda foi eleita recentemente.

“Uma forma que encontramos para ficar ainda mais perto do empregado da Caixa e conhecer seus problemas e aflições foi a criação do Contato da APCEF”, contou o diretor-presidente da APCEF/SP. A figura do Contato da APCEF foi criada em 2013. Os interessados em representar a Associação em suas unidades inscreveram-se e foram escolhidos pelos seus companheiros para exercer a função. “Procuramos manter um contato permanente com estas pessoas. Afinal, eles são um ‘pedacinho’ da nossa entidade em cada uma das agências da Caixa”, lembrou Sérgio Takemoto.

E nossa luta não termina por aqui. Problemas são resolvidos, mas dezenas de outros aparecem e necessitam da atuação da Associação na defesa dos direitos dos bancários da Caixa. “A união das entidades e dos empregados possibilitou grandes avanços para toda a categoria. Mas não podemos esmorecer, ainda há muita luta pela frente”, finalizou o diretor-presidente da APCEF/SP.

Colônia de Ubatuba tem casa adaptada e academia

ubatuba

A Colônia de Ubatuba, instalada em um dos mais belos recantos do nosso Estado, passou por reformas durante a gestão de Sérgio Takemoto, de 2011 a 2014.
Entre as principais melhorias está a adaptação de uma das casas para receber pessoas com deficiência de forma bastante confortável.
Também foi instalada toda a rede de esgoto no espaço (anteriormente eram utilizadas fossas), as cozinhas dos 40 chalés ganharam azulejos e foi feita a pintura externa das casas.
A quadra foi reformada e adaptada para a prática de diversas modalidades, tais como futsal, basquete, vôlei e handebol.
Foram instalados, ainda, diversos equipamentos para a prática de exercícios ao ar livre.
Independentemente das obras, a Colônia continuou a receber os associados em animados eventos como as festas do Havaí e Tropical, as excursões para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a ceia de Natal e de Ano Novo, as comemorações do carnaval, da Páscoa, do Dia das Crianças, entre tantos outros. Informações, ligue (12) 3834-1450 ou (12) 3834-1451.

Associada leva toda a família para visitar a Colônia de Ubatuba

bebês em ubatuba

“Amo a Colônia de Ubatuba! Os funcionários são extremamente receptivos e educados, fazem com que eu me sinta em casa”, contou a associada Roberta Aparecida Penteado Malta (ag. Chácara Santo Antonio).
Ela hospedou-se em Ubatuba com o marido, Cleiton Vinícius dos Santos (ag. Berrini), suas filhas gêmeas e alguns outros familiares no fim de fevereiro, para comemorar o aniversário de uma cunhada.
“Frequento a Colônia desde 2004. O lugar é muito lindo e o café da manhã, delicioso”, completou Roberta.

Empregada adora a Colônia de Salto Grande

salto grande

Recém-admitida na Caixa, Rosielle Larissa Lopes Pinheiro Torres (ag. Ourinhos) é assídua frequentadora da Colônia de Salto Grande. “Passo dias deliciosos no espaço da Associação, ao lado da minha família e dos amigos da Caixa que sempre encontro lá”, contou.
Ela utiliza o salão de jogos, a piscina e a churrasqueira. “Ainda não fiquei hospedada, pois moro há cerca de 10 quilômetros. Mas gosto muito da Colônia. É um lugar ótimo, lindo!”, concluiu.

Melhorias em Salto Grande incluem pintura e reforma da rede de esgoto

piscina de salto grande

A APCEF/SP tem efetuado uma série de melhorias também na Colônia de Salto Grande.
A primeira fase, concluída em novembro de 2013, consistiu na pintura de toda a área externa do espaço, como as calçadas, passarelas, quiosques e o entorno da piscina.
Em seguida, a parte interna das casas foi pintada, foram feitas adequações do poço artesiano, construção do alambrado em volta dele e da caixa d’água. O próximo passo será a reforma da rede de esgoto, com previsão de finalização até o meio do ano.
A Colônia de Salto Grande possui cinco casas com dois dormitórios, salão de jogos, playground, campo de futebol, churrasqueiras, piscinas e muito verde. Reservas, ligue (14) 3378-1622 ou (14) 3378-9440.

• Edição n. 83 – abril 2014 •

 

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