Edição: Abril/2014
Aumento real, PLR Social, contratação de trabalhadores e vale-cultura são frutos do trabalho conjunto das entidades e dos empregados
Desde 1986, quando um grupo intitulado Nossa Luta passou a cuidar da APCEF/SP (de nome ABEF/SP na época), a entidade passou a atuar ao lado das principais representações dos trabalhadores – Sindicatos de Bancários, Contraf-CUT, Fenae, Apea, Fenacef, Fenag, etc. – em defesa dos direitos dos trabalhadores.
E, claro, durante toda a gestão de Sérgio Takemoto – à frente da Associação desde 2008 – isto não podia ser diferente.
Ao lado destas entidades, a APCEF/SP lutou por melhorias para toda a categoria e para os empregados da Caixa, especificamente. Com isto, conquistou-se uma sequência de reajustes salariais acima da inflação, o pagamento da PLR Social, o compromisso de contratação de novos trabalhadores, a criação das Comissões de Conciliação Voluntária (CCVs), o vale-cultura, a redução de 70 para 10 horas de curso do Universidade Caixa, o pagamento das horas extras nas unidades com até 15 empregados, entre tantas outras coisas. “Depois da conquista do pagamento da PLR, a criação da PLR Social foi uma das principais vitórias alcançadas no movimento dos trabalhadores da Caixa”, relatou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Apesar de a campanha salarial ser o principal momento no qual os bancários registram suas conquistas, a APCEF/SP atua, no dia a dia, para melhorar as condições de trabalho dos empregados da Caixa. São diversas denúncias recebidas todos os dias por conta de problemas com ar-condicionado, infiltrações, falta de espaço adequado para o trabalho, extrapolação da jornada sem respeito aos direitos, assédio moral e muitos outros problemas. “Buscamos resolver cada uma das dificuldades relatadas pelo trabalhador, em conversas e reuniões com gestores, cobranças ao alto escalão do banco ou, quando nada funciona, com manifestações e encaminhamentos para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)”, explicou Sérgio Takemoto.
Em uma destas ações, os diretores da APCEF/SP entregaram, em agosto de 2011, ao presidente da Caixa, Jorge Hereda, uma carta aberta intitulada Valor e dignidade para quem dá sustentação à Caixa. No documen- to, eram mencionadas as principais situações apuradas em uma consulta feita aos empregados do banco: dias intermináveis de trabalho, não marcação e nem pagamento correto das horas extras, cobrança absurda de metas, assédio moral, falta de empregados, sistemas ineficientes, problemas com ar-condicionado, vazamentos e infiltrações nas unidades.
Pouco antes, em maio de 2011, a Associação havia participado de uma manifestação no Feirão da Casa Própria, da Caixa, para pedir o pagamento das horas extras para os empregados que trabalharam durante os três dias do evento, inclusive sábado e domingo.
No início de 2012, os diretores da APCEF/SP cumpriram uma extensa agenda de visitas às SRs de todo o Estado. O objetivo era debater as condições de trabalho e criar um canal de diálogo em cada superintendência, de forma a resolver mais rapidamente os problemas denunciados pelos empregados. No mesmo período, a Associação reuniu-se com o vice-presidente de Logística da Caixa para apresentar a situação caótica das agências e a falta de estrutura das Gilogs.
Em novembro de 2013, a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda participou de uma das rodadas de negociação permanente entre os representantes da Caixa e dos trabalhadores para entregar relatório sobre a situação das agências do banco em São Paulo. A Associação realizou um levantamento em 147 unidades vinculadas às SRs Bauru, Ipiranga, Santana, Sorocaba e Ribeirão Preto e encontrou muitos problemas, entre eles, a falta de empregados, de segurança e de manutenção predial e dos mobiliários; sistema de refrigeração ineficiente ou inexistente; péssimas condições de trabalho nos setores de retaguarda; acesso a pessoas com deficiência inadequado, entre outras reclamações.
Outro assunto bastante preocupante é a atuação do Saúde Caixa. Para manter os associados bem informados e buscar soluções para os problemas apresentados pelos participantes, dirigentes da Associação participam de instâncias de acompanhamento do plano de saúde, como o Conselho de Usuários, para o qual a diretora Ivanilde de Miranda foi eleita recentemente.
“Uma forma que encontramos para ficar ainda mais perto do empregado da Caixa e conhecer seus problemas e aflições foi a criação do Contato da APCEF”, contou o diretor-presidente da APCEF/SP. A figura do Contato da APCEF foi criada em 2013. Os interessados em representar a Associação em suas unidades inscreveram-se e foram escolhidos pelos seus companheiros para exercer a função. “Procuramos manter um contato permanente com estas pessoas. Afinal, eles são um ‘pedacinho’ da nossa entidade em cada uma das agências da Caixa”, lembrou Sérgio Takemoto.
E nossa luta não termina por aqui. Problemas são resolvidos, mas dezenas de outros aparecem e necessitam da atuação da Associação na defesa dos direitos dos bancários da Caixa. “A união das entidades e dos empregados possibilitou grandes avanços para toda a categoria. Mas não podemos esmorecer, ainda há muita luta pela frente”, finalizou o diretor-presidente da APCEF/SP.
Entidade cria serviço exclusivo para os animais de estimação
Em dezembro de 2012, a Associação criou o convênio Cão & Cia. O serviço busca parcerias com pet shops, veterinários, clínicas e hospitais de forma que o associado possa cuidar de seu animal de estimação em empresas e profissionais de qualidade, com descontos especiais.
Atualmente, 75 animaizinhos usufruem o serviço e há 61 empresas ou profissionais cadastrados.
Para obter informações, é só ligar para (11) 3017-8332 ou 3017-8359.
Associação registra quase 1 milhão de visitas ao site
A APCEF/SP não mede esforços para manter seus associados “por dentro” de todos os assuntos relacionados ao banco e à Associação.
Dentre todos os meios de comunicação da Associação, os eletrônicos são os que mais se destacam. O site, por exemplo, registrou quase 1 milhão de visitas nestes três anos (mais precisamente, 955.114 segundo o Google Analytics, de 7 de maio de 2011, quando a atual diretoria da APCEF/SP tomou posse, até a data de fechamento da revista). Em um único dia, 10 de outubro de 2013, foram registradas 14.581 visitas.
Por causa de todo esse interesse, a APCEF/SP, em novembro de 2013, reformulou seu site, deixando-o mais dinâmico e bonito (foto ao lado).
O Facebook também não fica atrás: somente a homenagem do Dia das Mulheres, em 2014, foi visualizada por 735 pessoas!
A revista Espaço, um dos meios impressos de comunicação, passou por uma reformulação em 2012. Após consulta a uma empresa especializada, a publicação agregou o guia de convênios – uma importante ferramenta para os associados e dependentes conhecerem as centenas de empresas que oferecem descontos – e passou a ser encaminhada para a residência dos associados.
“Oferecemos diferentes meios de comunicação para que todos conheçam e acompanhem nosso trabalho”, contou o diretor de Imprensa da Associação, Leonardo dos Santos Quadros.
Fique por dentro de tudo que a Associação faz: acompanhe nossos canais de comunicação!
Associados têm descontos exclusivos em hospitais e clínicas
Ainda na área de saúde, a APCEF/SP disponibiliza um serviço diferenciado, que busca oferecer atendimento médico-hospitalar a custos vantajosos.
O pagamento dos serviços é rea- lizado no ato do atendimento, pelo beneficiário, com base em tabelas firmadas com os credenciados.
São mais de 3 mil pessoas beneficiadas por 245 credenciados. Informações, ligue (11) 3017-8332.
Cooperativa de crédito é opção para investidores
Na área financeira, os associados da APCEF/SP podem contar com os serviços da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Caixa (APCEFCREDI-SP).
Os recursos investidos pelos membros possibilitam que a cooperativa empreste para outros participantes, desenvolvendo, assim, o espírito de grupo, solidariedade e ajuda mútua. Atualmente são 295 cooperados.
Informações, ligue (11) 3017-8342.
APCEF/SP oferece atendimento jurídico de qualidade aos associados
A luta pela garantia dos direitos dos associados é uma das prioridades da Associação e, para tanto, é oferecido atendimento jurídico duas vezes por semana, na sede da entidade.
De 2011 a 2014, foram 863 atendimentos feitos pelo Departamento. São ações de revisão de aposentadoria, auxílio em processos administrativos, recebimento da multa de 40% do FGTS, auxílio-alimentação para aposentados e pensionistas, cobrança de horas extras, incorporação do CTVA, desaposentação, repetição de indébito, ações de Imposto de Renda dos escriturários básicos, etc.
“Os atendimentos acontecem às quartas e sexta-feiras e as consultas podem ser tanto nas áreas cíveis como trabalhistas”, explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. Informações, ligue (11) 3017-8311 ou 3017-8316.
• Edição n. 83 – abril 2014 •