A APCEF/SP se reunião com representantes da SR Piracicaba no último dia 26 de janeiro para discutir sobre cobrança abusiva de metas e utilização de ranking de desempenho. Denúncias desta pratica chegaram ao Departamento Sindical da associação nos últimos meses.

Segundo os relatos, a cobrança vem ocorrendo por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp do celular pessoal dos empregados, inclusive fora do período de expediente em horários como depois da meia-noite.

Logo após as denúncias a APCEF/SP enviou ofício solicitando a reunião que ocorreu este mês. “Este é um dos principais fatores que colaboram para a deterioração do clima organizacional nas unidades, é o estabelecimento de metas abusivas em um processo em que o empregado será responsabilizado e não terá qualquer tipo de participação. Isso gera uma cadeia de cobranças nos níveis hierárquicos da empresa, do maior para o menor e assim os empregados passam por esse processo de pressão para cumprir metas estabelecidas por quem não tem o menor conhecimento da realidade do trabalho”, criticou Leonardo dos Santos Quadros, diretor da APCEF/SP que esteve na reunião.

Além de discutir as denúncias, Leonardo apontou outro problema na utilização do celular pessoal dos empregados como ferramenta de trabalho. “O Whatsapp não é previsto como meio de comunicação oficial da Caixa, os empregados utilizam seus próprios recursos como instrumento de trabalho ao aderirem a isso, o que é errado. Ninguém vê, por exemplo, um empregado levando um notebook do banco para uso pessoal em casa”, questionou. O dirigente lembra que as ferramentas devem ser fornecidas pela empresa e que seu uso deve ser regulamentado para garantir aos trabalhadores os direitos decorrentes dessa situação.

Os representantes da SR se comprometeram a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que proíbe esta prática e a orientar as chefias a fazer o mesmo.

Denúncie

A luta por melhores condições de trabalho depende muito das denúncias dos empregados. Com isso é possível não apenas resolver casos específicos como identificar os focos dos problemas e suas diversas faces. Outro benefício da denúncia é mostrar que os empregados estão atentos, unidos e que não permitirão o abuso.

Para denúncias contate a APCEF/SP pelo telefone (11) 3017-8315 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: