No início deste mês, representantes da APCEF/SP participaram de reuniões em diversas Superintendências Regionais (SRs) para debater problemas em unidades da capital.
• Santo Amaro – em 1º de fevereiro, os representantes da APCEF/SP estiveram na SR Santo Amaro a fim de cobrar um posicionamento quanto ao atendimento social na região. A Associação recebeu denúncia de que, em diversas unidades, existiam barreiras que dificultavam – e até impediam – o atendimento social dentro das agências.
Os representantes da Superintendência afirmaram que essa determinação não havia sido repassada. No entanto, admitiram que há uma indicação para que os empregados orientem os trabalhadores a utilizarem, preferencialmente, canais alternativos.
Os representantes da Superintendência comprometeram-se a conversar com os gerentes das agências da região para evitarem a prática de impedir o atendimento social dentro das unidades, ainda que mantenham a perspectiva de o trabalhador ser orientado a usar os canais alternativos.
Além desse assunto, os representantes da APCEF/SP comentaram a necessidade da nomeação de mais um caixa na agência Autódromo. Contrariando orientação da própria direção da Caixa, a unidade possuía um único empregado nomeado para o cargo.
• Gimat – em 2 de fevereiro, os representantes da APCEF/SP reuniram-se com empregados da Gimat para tratar de problemas de infra-estrutura nas agências Butantã e Vila Sonia, ambas na capital. O responsável pela Gimat, César Luiz Puccineli, informou que a agência Vila Sonia deve mudar de prédio em breve. Quanto à Butantã – que possui problemas de impermeabilização -, César ficou de apresentar uma solução após verificação das plantas da unidade.
• Santana – em 6 de fevereiro, mais uma vez, a APCEF/SP esteve na SR Santana para tentar resolver o problema da agência Jardim França. Nessa unidade, a bateria de caixas atende no subsolo, dificultando o acesso de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Em dezembro, diretores já haviam alertado a Superintendência a respeito da situação.
“A adequação precisa ser feita o mais rápido possível, já que a exigência agora não é só dos trabalhadores, mas também da Delegacia Regional do Trabalho” – lembrou o diretor da APCEF/SP, Gledson Sousa.
• Sé – ainda no dia 6, a APCEF/SP participou de uma reunião na SR Sé. A Superintendência incluiu metas individuais nos critérios de avaliação de um processo seletivo para assistente de negócios (agentes de atendimento).
Os representantes dos trabalhadores lembraram que o procedimento é proibido por termo de compromisso assinado entre a Caixa e o Ministério Público.
Como o edital já está em curso, os representantes da Superintendência comprometeram-se a não pautar a convocação nem a chamada final por esse critério. “Vamos acompanhar o processo para verificar se o compromisso está sendo cumprido” – garantiu Gledson.
“Estamos à disposição para tentar resolver todas as irregularidades apontadas nas unidades da Caixa tanto na capital como no interior” – lembrou o diretor da APCEF/SP. Se você quiser fazer alguma denúncia, ligue (11) 3017-8322, 3017-8324 ou envie e-mail para diretoria@apcefsp.org.br.