O cumprimento e o respeito a jornada de trabalho são pautas constantes de campanhas de conscientização promovidas pela APCEF/SP. Nestas ações a Associação adverte aos empregados sobre as possíveis consequências e prejuízos da marcação incorreta da jornada.
O empregado perde dinheiro, pois deixa de receber as horas extras trabalhadas, ainda, infringe o regulamento da Caixa e poderá responder pelo descumprimento de obrigações, além de dificultar a caracterização de acidente de trabalho ou acidente de trajeto, caso ocorram.
A falta de empregados, a sobrecarga de trabalho, a pressão pelo cumprimento de metas abusivas e do atendimento ao público, quando do encerramento da jornada são os principais fatores que levam a marcação indevida. “Isso contribui para mascarar o principal gargalo da empresa que é a falta de empregados, passando a falsa impressão de que dão conta da demanda de trabalho, sem o devido registro das horas extras. Por isso sempre orientamos registrar devidamente todas as horas trabalhadas”, diz a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda.
Ocorrendo qualquer situação de descumprimento do registro correto da jornada, denuncie. Entre em contato com a APCEF/SP pelo telefone (11) 3017-8315 ou e-mail: sindical@apcefsp,org.br.