Os empregados da Caixa continuam enfrentando muitos problemas para utilizar os cartões refeição e alimentação fornecidos pela empresa Verocard. “Jão são mais de quatro meses que a ‘Dificulcard’ passou a administrar os cartões e as dificuldades continuam imensas, a situação até já virou piada”, indignou-se o diretor da Apcef/SP e membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), Jorge Luiz Furlan.
Na sexta-feira (20/11), Furlan participou, junto com a dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região Tamara Siqueira, de reunião com representantes da Gerência Nacional da Caixa (Gener), da Gipes/SP e da Verocard para tratar mais uma vez das dificuldades que os empregados estão enfrentando para utilizar seus cartões refeição e alimentação.
Caixa diz que não é possível encerrar o contrato – A licitação da Caixa foi iniciada no mesmo dia em que a pandemia foi decretada no Brasil: 11 de março. Durante o processo, uma empresa concorrente chegou a mencionar a questão da pandemia como fator dificultador para o cumprimento do número de estabelecimentos credenciados exigido pelo edital. No entanto, a Verocard afirmou que não tinha dificuldade alguma neste ponto. Mas, na prática, não é o que se tem visto.
Apesar de afirmarem que há credenciados próximos a todas as unidades da Caixa, os empregados têm muita dificuldade no uso dos cartões, principalmente no refeição. “A Verocard e a Caixa disseram que as reclamações diminuíram”, contou Furlan. “Com certeza, muita gente desistiu de reclamar, já que nada é feito”, completou. Houve um aumento na transferência de valores do cartão refeição para o alimentação, reflexo da dificuldade na utilização do benefício.
Apesar de, em pleno século 21, os empregados estarem com dificuldades para se alimentar, a direção da Caixa afirmou que não é possível encerrar ou rever o contrato.
Reclamações – Os principais problemas apontados pelos bancários envolvem estabelecimentos que constam como credenciados, mas não aceitam a bandeira; indicações feitas em que a Verocard não faz contato e/ou não dá retorno; estabelecimentos que não se credenciam porque a taxa cobrada pela Verocard é muito maior que a dos outros cartões (apesar de afirmarem que cobram a menor taxa do mercado), entre outras.
Durante a reunião, os representantes da Verocard disseram que respondem prontamente todas as reclamações ou sugestões recebidas, mas, na prática, não é bem assim.
“Diante da recusa da Caixa de resolver a situação, orientamos os trabalhadores a abrirem chamados na Ouvidoria do banco”, disse o diretor da Apcef/SP. “Vamos continuar as cobranças até que algo seja feito. É muito ruim para a imagem da Caixa ter problemas em um benefício tão básico para seus trabalhadores, como os cartões refeição e alimentação”, finalizou.