O Sindicato dos Bancários do ABC organizou, em 28 de agosto, um encontro para debater assuntos relacionados à Funcef.
Participaram da abertura do evento o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto; o presidente do Sindicato do ABC, Eric Nilson Francisco; a participante do Conselho Fiscal do Sindicato do ABC, Maria Rita Serrano; o superintendente da SR ABC, Everaldo Coelho; a diretora da Fenae, Fabiana Matheus; o diretor de Benefícios da Funcef, José Carlos Alonso, e o diretor-presidente da Funcef, Carlos Alberto Caser.
Participaram aproximadamente 200 bancários da Caixa, que receberam informações sobre o histórico e a situação atual do fundo de pensão. Os diretores da Fundação reforçaram a existência de um grupo de pessoas capacitadas que estão diariamente atentas aos acontecimentos econômicos para dar os melhores direcionamentos aos investimentos na Funcef.
Maria Rita Serrano, que coordenou o debate, ressaltou a importância do fundo de pensão para o futuro dos empregados e para a garantia da qualidade de vida para os que já estão aposentados.
Para Sérgio Takemoto, é fundamental que os empregados da Caixa acompanhem todas as ações que são realizadas pelo fundo de pensão. Recentemente, foi realizado um abaixo-assinado para que seja extinto o voto de Minerva na Fundação. “O voto dá a palavra final para a patrocinadora (Caixa) e retira das mãos dos empregados o direito de decisão”, explica Takemoto.
“Com relação à democratização na Funcef, há muito para avançar, porém, se compararmos a anos anteriores, até 2002, por exemplo, não haviam representantes dos empregados na Fundação”, relembra Alonso.
Já Fabiana Matheus destaca: “Assim como olhamos nossos extratos bancários toda semana, também temos de acompanhar o site da Funcef cotidianamente. Afinal de contas, é nosso futuro que está em jogo”.

Compartilhe: