Na manhã de sexta-feira, 8 de fevereiro, os vigilantes de São Paulo foram às ruas protestar diante do não recebimento dos 30% de adicional de periculosidade, aprovado pela Lei 12.740/2012. A manifestação começou em frente à Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, 100.
De acordo com a Lei 7.102/83, agência bancária só abre com, no mínimo, dois vigilantes em cada unidade.
“As agências não podem abrir para o atendimento ao público sem vigilantes. Os bancos que abrirem nessas condições estão descumprindo a lei federal e colocando em risco a integridade física dos seus empregados. Os gerentes que insistirem para a abertura das agências, sem vigilantes, devem responder por esta atitude”, disse o diretor da APCEF, Leonardo Quadros.
A mobilização dos vigilantes é nacional e alguns estados permanecem em greve desde o dia 1º, quando foi realizado o dia de luta da categoria. Diversas empresas em todo o país não estão cumprindo a lei do adicional de 30% e aguardam a regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os empregados da Caixa que estiverem sendo pressionados a trabalharem sem segurança devem enviar a denúncia para o e-mail sindical@apcefsp.org.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 3017- 8315.