A APCEF/SP relembra as vitórias dos trabalhadores durante esse período

conecef

Neste ano, o Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal celebrou sua trigésima edição. Nestas três décadas de mobilização, muitas conquistas foram alcançadas. Para relembrar a trajetória do Conecef, que teve sua primeira edição em 1985, foi realizado um ato simbólico em sua 30ª edição, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo.
Foi durante o Conecef, em 1985, que foi decidida a realização da primeira greve nacional dos empregados da Caixa. Nesse mesmo ano, em um encontro dos empregados da Caixa, em abril, foi aprovada a criação do Dia Nacional de Luta, marcado para 6 de agosto.
Ao longo destes 30 anos, os empregados da Caixa conquistaram a jornada de seis horas, o direito à sindicalização, a revogação da RH 008 que demitia sem justa causa, a recomposição do poder de compra dos salários, a defesa da Caixa como banco público, a reintegração de 2.500 empregados demitidos durante o governo Collor de Mello, o combate à política neoliberal de FHC, a retomada das negociações para garantir direitos e conquistas a partir de 2003, a democratização da gestão e a implantação do Novo Plano de benefícios na Funcef, entre outras coisas. 
Segundo o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, ao longo desses 30 anos, o Conecef fortaleceu-se e tornou-se palco de todas as conquistas alcançadas pelos trabalhadores, resultado de um movimento democrático  que nasceu nas bases. “Muito já foi conquistado, mas ainda temos muito a fazer, principalmente em relação às condições de trabalho”, afirmou. 
Atualmente, o Conecef cumpre seu objetivo de indicar os rumos do movimento dos empregados da Caixa e tornou-se um espaço essencial de diálogo e articulação dos trabalhadores  do banco.

Compartilhe: