20 de abril de 2007 é mais uma data para ficar na história da APCEF/SP. Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram, nesse dia, uma grande festa que comemorou os 100 anos da Associação.
Dezenas de entidades estiveram representadas no evento – com destaque para quase a totalidade das APCEFs de todo o País.
Algumas dessas entidades, inclusive, fizeram parte da mesa do cerimonial, juntamente com a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus, e do presidente do Conselho Deliberativo da Associação, Ivan Furtado, como: a vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Clarice Coppetti – representando a presidente do banco que não pôde comparecer (leia íntegra da mensagem de Maria Fernanda Coelho na página da Associação na internet); os vice-presidentes de Transferência de Benefícios e de Finanças e Mercado de Capitais, respectivamente, Carlos Augusto Borges e Fernando Nogueira da Costa; o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vagner Freitas; o representante do deputado federal Ricardo Berzoini, Paulo Bezerra; o deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa (Afubesp), Cido Sério; o diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso; a presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, Emerenciana Barbosa do Rego; o deputado estadual pelo Partido Popular Socialista (PPS) e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb/SP-MS), Davi Zaia; o representante da Federação dos Bancários da CUT (Fetec-CUT/SP), Vagner Castro; o presidente da Associação Paulista dos Economiários Aposentados (Apea/SP), Ruy Goyano de Faria; a representante da União Nacional dos Economiários (Unei), Paulina Wagner Campos Martins; o presidente da associação de classe que congrega os gerentes e gestores da Caixa (Agecef/SP), José Antonio Gonçalves.
Durante o cerimonial, todos os membros da mesa fizeram uso da palavra e ressaltaram a importânica da APCEF/SP como entidade de classe, sempre à frente das lutas em favor dos direitos dos empregados.
Enalteceu-se, também, durante os discursos, a iniciativa dos primeiros integrantes da APCEF/SP, chamada de Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica Federal de São Paulo em sua data de fundação, em 2 de abril de 1907, de formar uma entidade voltada para os empregados.
Os funcionários da Associação não foram esquecidos pelos participantes. Fabiana Matheus enfatizou que o trabalho de cada um é o que torna possível a existência da APCEF/SP.
A presidente da Caixa, por meio de sua representante, também deixou sua mensagem: “ A APCEF/SP comemora um século desde sua criação, como organização de pessoas que buscam um espaço de diálogo, de luta e de alegria, porque é preciso ter alegria para viver essa aventura humana. Parabenizo a todos e a todas que fizeram parte da história da Associação dos Empregados da Caixa de São Paulo, na pessoa da Fabiana Matheus, dizendo que, assim como a Caixa, a APCEF/SP é uma entidade que traz o feminino em si. O feminino que não é prerrogativa apenas da mulheres, que significa cuidar. Cuidar do outro, partilhar, contruir”.
A apresentação de um vídeo com um resumo da história da APCEF/SP – com suas lutas, conquistas, espaços de lazer, serviços… – foi seguida de uma homenagem da entidade, por meio da entrega de placas de prata, a diversas pessoas que ajudaram e que ajudam a construir essa que é uma das maiores entidades de classe do País.
Uma seqüência de apresentação de danças tipicamente tropicais encerrou a primeira parte da festa, que foi seguida de um alegre e descontraído baile.

• Estrutura e festividades

Paralelamente a toda a formalidade que um cerimonial exige, foi servido um coquetel a todos os presentes. Uma mesa de frutas também foi especialmente preparada para a ocasião e deu o tom tropical que a festa pedia.
Logo em seguida ao cerimonial, teve início a apresentação da Banda Millenium, que animou a festa até o fim da madrugada. A variedade musical agitou os presentes, que lotaram a pista de dança montada no centro do ginásio de esportes do Centro Comunitário.
Uma exposição de fotos organizada pela Fenae também foi uma das atrações do evento.
“Foi uma festa grandiosa, desde a recepção dos convidados, a estrutura montada para as crianças no salão social do clube, a decoração até a participação emotiva e efetiva dos associados, familiares e amigos. Uma comemoração à altura da importância da APCEF/SP no cenário nacional de representatividade dos empregados da Caixa” – afirmou Fabiana Matheus.
“Estamos muito felizes com a participação de todos e esperamos que, a cada ano, possamos ter mais de 100 motivos para comemorar a existência da nossa entidade” – finalizou a diretora-presidente da APCEF/SP.

Compartilhe: