Impregnada pelo princípio de que “educar é mergulhar de sentido o que se faz a cada instante”, conforme pregava o pedagogo pernambucano Paulo Freire (1921-1997), a Rede do Conhecimento completa nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, sete anos de diálogo, inovação, criatividade, aprendizagem, conhecimento e descobertas pioneiras, na perspectiva de uma educação que transforma, sempre voltada aos empregados da Caixa Econômica Federal em atividade, aposentados, pensionistas e dependentes associados.
São sete anos de uma constelação de pessoas e ideias tão diferentes, mas unidas em torno do propósito de aprimorar a capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades pessoais dos associados das 27 Apcefs do país.
Desde sua inauguração em 2016, a plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs registra números expressivos: mais de 150 cursos implantados e 49.300 cadastros únicos de participantes, com distribuição entre 87% ativos e 13% aposentados. No total, o registro é de mais de 137 mil matrículas (89% ativos e 11% aposentados), uma vez que cada aluno pode fazer mais de um curso por vez.
Desde então, a Rede do Conhecimento prioriza o desenvolvimento pleno dos trabalhadores do banco público. Com cursos, pílulas, redecasts (podcasts específicos da ferramenta), infográficos e vídeos especiais, a plataforma EAD das entidades associativas é um mundo para quem quer melhorar a carreira ou descobrir um novo talento, alcançando mais de 5,4 milhões de visualizações: 78% não-aposentados e 22% aposentados.
Em sete anos, a Rede do Conhecimento construiu uma grade de cursos que abarca temas financeiros e técnicos, mas também assuntos de interesse geral e que podem ajudar os associados às Apcefs a descobrirem novas afinidades e hobbies. Na lista dos mais procurados constam os de certificações bancárias (CPA10, CPA20 e CEA), línguas (inglês básico e intermediário), Master mind: desenvolvendo uma mente poderosa, mercado financeiro para iniciantes, planejamento financeiro pessoal, cozinha básica, atividade física e saúde, oratória, inovação para todos: desenvolvendo uma mente criativa, bancos públicos, cozinha criativa, cerveja, fotografia com Iphone, cozinha avançada: carnes e introdução ao mundo dos vinhos.
A plataforma EAD da Fenae e das Apcefs conta com mais de 150 cursos gratuitos, totalizando mais de 137 mil matrículas desde sua criação. Há visualizações nas pílulas e em outros formatos para divulgação dos conteúdos, a exemplo de vídeos curtos como uma web série, infográficos e podcasts. Nesse quesito, os segmentos que despertam maior atrativo são os das novas tecnologias, finanças comportamentais para trabalhadores, maquiagem, inovação, propósito e felicidade.
Em volume de matrículas, as categorias com o maior número de adesões estão concentradas entre a bancária (mais de 27 mil), finanças e contabilidade (15 mil), gastronomia (mais de 12.700), línguas (11.235), fotografia (mais de 11.082), marketing e comunicação (mais de 10.836), desenvolvimento pessoal (10.191), empreendedorismo e inovação (8.316) e artes (9.893).
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lembra que os empregados da Caixa associados às Apcefs de todo Brasil podem utilizar gratuitamente a Rede do Conhecimento, “buscando assim aprender coisas novas, aprimorar conhecimentos, obter dicas sobre um assunto bacana ou optar por se sentirem mais estimulados a desenvolver um hobby”. Ele explica que a plataforma surgiu para atender uma demanda crescente dos trabalhadores do banco público por projetos de educação e de formação profissional / pessoal.
Sergio Takemoto informa ainda que os colegas do banco público concorrem a vagas no Inspira Fenae, evento que em 2024 – entre os dias 5 e 6 abril – será realizado em Brasília, com palestras e mesas-redondas ministradas por pensadores de referências nacionais e mundiais na formação de líderes e mercado de trabalho. A temática, dessa vez, está sendo inspirada pelas ideias de construção de um mundo melhor, tendo como referência o processo de reconstrução democrática do Brasil e da Caixa 100% pública.
Iniciativa de sucesso: histórico
A Rede do Conhecimento foi lançada em 25 de outubro de 2016 e, desde então, tornou-se presente no cotidiano dos empregados da Caixa associados. São sete anos de inovação, criatividade, tecnologia, bem-estar e empreendedorismo, com o mérito de ampliar o aprendizado e o conhecimento do pessoal do banco público. É fato, aliás, que muitos associados às Apcefs têm aderido aos diversos formatos para divulgação dos conteúdos disponibilizados pela plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs.
Grosso modo, o sucesso da Rede do Conhecimento decorre da combinação de interesse profissional com o de caráter pessoal. Tem sido assim porque os alunos/participantes podem usufruir de aulas de violão, desvendar os segredos da culinária criativa, aprender como se tornar empreendedor social, organizar as finanças, adquirir dicas de bem-estar, saúde e beleza, além de receber informações sobre inovação, tecnologia e economia colaborativa.
Registre-se também que, entre os cursos que mais vem chamando a atenção dos associados às Apcefs em 2023, estão os seguintes: preparatório para o Banco do Brasil, CPA10, CPA20 e CEA, metodologias ágeis, programação neurolinguística, inglês básico, CA 600, novo CPA20 (focar), desenvolvendo liderança positiva, mercado financeiro para iniciantes e técnicas para o desbloqueio emocional.
Neste ano ainda em curso, a plataforma EAD da Fenae e das Apcefs renovou parte do conteúdo, lançando formato de minicursos. Alguns cursos mais antigos foram retirados do catálogo de opções, enquanto outros mais novos foram lançados e em seguida disponibilizados para a carreira do empregado da Caixa. Foram mantidos, porém, os conteúdos que são objeto de um maior interesse.
Em 2023, o registro é de 5.793 matrículas e de 1.229 novos cadastros. Chega a 1.912 a média de visitantes mensais.
A novidade deste ano foi o lançamento das novas versões do CPA10 e CPA20. O novo CEA tem previsão de ser lançado ainda este ano. No mais, foram disponibilizadas aulas tira-dúvidas ao vivo com a equipe do professor Pio Melo. Esse serviço é oferecido todas as quartas-feiras, podendo os participantes esclarecerem algumas eventuais questões.
Como participar
O empregado da Caixa ativo, aposentado ou pensionista, desde que associado a uma das 27 Apcefs do país, pode acessar a Rede do Conhecimento usando o login Fenae (antigo Mundo Caixa). Os dependentes também são habilitados a utilizarem o canal do conhecimento.
No caso de não ser associado, a orientação é para procurar a Apcef da sua região ou fazer a associação pelo site www.fenae.org.br/associacao.