Ter a chance de aprender uma nova profissão pode ser a oportunidade que muitas pessoas precisam para mudar a realidade em que vivem. Pensando nisso, o Projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/TO, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, se destaca por financiar a capacitação profissional de diversas mulheres que vivem em condição de vulnerabilidade social no estado.
O projeto Coletivo de Mulheres do Tocantins, desenvolvido em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, capacita profissionalmente mulheres acima de 18 anos, que são chefes de família, estão desempregadas ou sem emprego formal. Entre os cursos oferecidos, estão o de cuidadora de idosos, artesanato e panificação e biscoitos.
Sergio Takemoto, presidente da Fenae, destaca a importância dessa iniciativa para a geração de emprego e renda das beneficiárias. “Cada vez mais, a Fenae estará comprometida em ajudar na transformação social. Esse projeto é fundamental para proporcionar autonomia e empoderamento às mulheres, oferecendo as ferramentas necessárias para que possam transformar suas vidas e a de suas famílias”, destaca Takemoto.
A iniciativa vem dando frutos importantes. Até o momento,150 mulheres já foram capacitadas em algum dos cursos oferecidos. Outro dado importante é que 80% das que concluíram formação de cuidadora de idosos já foram inseridas no mercado de trabalho.
De acordo com a coordenadora do Moradia e Cidadania, Glauciane Rodrigues Verdolin, as oficinas e cursos são oferecidos em diversas cidades do estado. “Constantemente, as mulheres que fizeram os cursos de artesanato e de panificação e biscoitos participam de feiras organizadas pelo Coletivo para que elas possam comercializar os seus produtos. É um trabalho dedicado às mulheres em situação de risco econômico e as oficinas ajudam a aumentar as oportunidades delas no mercado de trabalho”, explica Glauciene.
O presidente da Apcef Tocantins, João Batista, ressalta que o trabalho realizado tem feito a diferença. “Já estamos no segundo ano de projeto dentro do programa de responsabilidade social da Fenae. Pretendemos apoiar um número maior de mulheres e seguir fazendo a nossa parte para a transformação da nossa comunidade”, promete João Batista.
Lideradas por mulheres e desenvolvidos para mulheres, as iniciativas são decisivas para ajudar na conquista de uma nova fonte de renda.
A moradora de Palmas (TO), Antônia Leonisa de Oliveira, 37 anos, viu no curso de cuidadora de idosos a oportunidade que faltava para mudar de profissão. Antes da qualificação, ela trabalhava como empregada doméstica. Logo após a conclusão do curso, já começou a trabalhar na área. Segundo ela, a nova formação profissional também a levou a sonhar mais alto. Agora, Antônia Leonisa está cursando enfermagem em uma faculdade da cidade. “Esse curso abriu as portas para mim. Logo que terminei, já comecei a trabalhar na área. Hoje, faço os meus plantões e ganho meu dinheiro. O curso também me ajudou a adquirir um conhecimento que vou levar para toda a minha e, consequentemente, ajudar na qualidade de vida dos meus pacientes. Foi uma verdadeira transformação na minha vida”, conta.
Foi por meio de uma rede social que a dona de casa Antônia Dileuza Pereira, 59 anos, soube dos cursos oferecidos pelo Coletivo de Mulheres do Tocantins. Quando viu outras amigas compartilhando as suas experiências, a moradora de Araguaína (TO) não pensou duas vezes e decidiu fazer o curso de pintura em tecido. Além da nova qualificação, segundo ela, há cinco meses a pintura está sendo uma verdadeira terapia na vida dela. “Quero me qualificar ainda mais na pintura. É muito importante produzir as nossas peças e ganhar um dinheiro vendendo. Depois que a gente começa a produzir as nossas próprias obras, é uma ótima fonte de renda para ajudar em casa”, relata Dileuza.
“Juntos a gente faz o futuro brilhar”
Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs).
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.