O mês de outubro chegou e, com ele, chega também um lembrete de conscientização para o controle do câncer de mama. A Fenae e as Apcefs reforçam a importância do “Outubro Rosa”, campanha que celebra anualmente a saúde das mulheres e vem para causar uma reflexão sobre o autocuidado e, principalmente, para que as mulheres se atentem aos sinais do próprio corpo.

Em alusão à ação, o Ministério da Saúde lançou neste ano a campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

A prevenção é uma das garantias de bem-estar das mulheres. Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. 

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma ainda que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Fique atenta a alterações suspeitas nas mamas e procure um médico rapidamente se notar alguma mudança!

Compartilhe: