Para entender o que é e o que significa uma ferramenta apta a garantir uma equipe colaborativa, focada em processos e métodos que ajudam a chegar em um resultado mais rápido e possível de ser revisto, também rapidamente, a Rede do Conhecimento lançou a novidade do curso de Metodologias Ágeis para empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal associados e seus dependentes. O conhecimento sobre essas práticas e suas certificações têm sido pré-requisito para processos internos no banco público e social, assim como uma exigência de mercado em um cenário de produtos digitais e novas tecnologias.

Como um conjunto de práticas que proporciona uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças, o novo curso de Metodologias Ágeis da Rede do Conhecimento irá disponibilizar conteúdos em ciclos curtos sobre fundamentos essenciais de agilidade e estratégias e planejamento de produto.

Serão conhecidos ainda ensinamentos como Lean Startupcustomer developmentdesign thinking e o conceito PMF, e como colocá-los em prática. No quesito de estratégias e planejamento ágeis, há dicas a respeito de etapas do desenvolvimento de produtos em sprints e para executar as metodologias ensinadas. Nesse particular, o aluno aprende como aplicar as ferramentas no processo de customer devolopment e colocar em prática o método utilizado pelas grandes empresas do Vale do Silício.  

Assim, o objetivo do curso de Metodologias Ágeis é ensinar não apenas aquilo já disponível, mas desenvolver cabeças pensantes, prontas para inovar e criar soluções voltadas a problemas reais e significativos. Uma das metas é oferecer experiências que desenvolvam e desafiem as habilidades dos estudantes, preparando-os para que consigam se portar diante de qualquer situação, exercendo o papel de cidadãos plenos.

Seja como for, é importante ressaltar que as empregadas e os empregados da Caixa em atividade e aposentadas e aposentados associadas/associados de todas as Apcefs têm acesso ilimitado a todo o conteúdo do curso de Metodologias Ágeis. Os dependentes também dos associados podem acessar e aproveitar os cursos e demais materiais disponíveis na Rede do Conhecimento. Basta, para isso, os interessados utilizarem login e senha Fenae (antigo Mundo Caixa).

No curso da Rede do Conhecimento, a metodologia ágil pode ser aplicada em todo o ciclo de vida de um projeto, desde sua concepção até a entrega. Nesse ponto, recomenda-se que os membros da equipe estejam em sinergia e conheçam os princípios dos projetos ágeis.

Equipe de instrutores

As aulas são ministradas por uma equipe gabaritada de 12 instrutores, a saber: Denis Caldeira, Luiz Faray, Martim Konigsberger, Isabelli Gonçalves, Neto Paim, Ana Paula Arbache, Gisele Morila, Giovanna Baccarin, Fernando Arbache, Rodrigo Curi, Paulo Guiné e Ítalo Flammia.  

Caso você ainda não faça parte de uma das 27 Apcefs do país, aproveite e associe-se!

 

Compartilhe: