Movimento populares, como o Fórum Nacional de Reforma Urbana, em defesa da moradia realizam nesta terça-feira (5) a Marcha em Brasília. Apoiada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a mobilização visa denunciar o enfraquecimento das políticas habitacionais e o desmonte da Caixa, que pode agravar ainda mais o acesso das pessoas de baixa renda às políticas habitacionais.
Os protestos acontecerão em frente à Caixa Econômica Federal (Matriz I), e nos ministérios do Desenvolvimento Regional e Economia.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforçou a parceria da Fenae com os movimentos de moradia e destacou a importância da Caixa para a população mais pobre. “Os movimentos de moradia são parceiros na luta pela Caixa pública. Não podemos permitir que o governo esqueça dessa parcela da população, acabando com a Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida e tornando o acesso à casa própria mais difícil”, afirmou.
Manifesto
Em apoio ao Dia Mundial da Habitação (6 de outubro), a Fenae divulgou um manifesto onde destaca que o governo tem enfraquecido as políticas públicas habitacionais e faz um alerta sobre o desmonte da Caixa, que pode comprometer o acesso das pessoas de baixa renda à essa política.
Confira aqui a programação da mobilização em defesa da moradia