O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), formada por representantes das 27 Apcefs do país, está reunido em João Pessoa (PB), cidade que sedia a 15ª edição dos Jogos da Fenae, que será aberta nesta quinta (15). Além dos representantes das associações, participam do encontro a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Federação. Dentre os temas debatidos estão Funcef, Saúde Caixa e Movimento Solidário.
O diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, reforçou que é preciso intensificar a mobilização contra a proposta de redução do equacionamento apresentada pela Caixa e Funcef.” Este é um tema que precisa ser debatido em mesa de negociação entre a Caixa e os empregados e esta é uma das nossas principais cobranças”, defende o dirigente.
Ele lembrou que a pesquisa realizada pela Fenae apontou que os participantes rejeitam as medidas propostas pela patrocinadora e pelo banco. “A partir daí fizemos debates de alternativas sobre a redução do equacionamento e provocamos esse debate com a Caixa e Funcef. Por sua vez, a Caixa deixou a Funcef sozinha nesse debate”, enfatizou Leonardo.
O diretor da Fenae prestou esclarecimentos sobre a contraproposta da Fenae, Contraf-CUT e Anapar, que tem como principais eixos a revisão da meta atuarial e a defesa do contencioso trabalhista como responsabilidade da Caixa. A Fenae preparou um material informativo sobre a contraproposta de redução do equacionamento dos déficits do REG/Replan Saldado.
Saúde Caixa – O CDN debateu ainda a situação do plano de saúde dos empregados do banco público. Um dos pontos de discussão foi aprimoramento das Gipes (Gerências de Filial de Gestão de Pessoas), área responsável pela gestão do Saúde Caixa. Após serem desativadas, parte delas voltou a funcionar no início deste mês. Os representantes das Apcefs também demonstraram preocupação com a sustentabilidade do plano e de melhorias na rede de credenciamento.
Movimento Solidário – Foi feito um balanço das ações do programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs. Conforme Lourdes da Silva, diretora da Federação e membro do comitê gestor de projetos, a parceria da Fenae e Apcefs com a ONG Moradia e Cidadania, instituída em 2021, para executar ações de desenvolvimento sustentável em comunidades em vulnerabilidade social no entorno das Associações do Pessoal da Caixa, já beneficiou, entre 2021 e 2024, mais de 4.553 pessoas diretamente e mais de 18.238 crianças, jovens e adultos indiretamente beneficiadas. Os projetos abordam os seguintes eixos: cultura, educação, esporte, geração de renda, inclusão produtiva, meio ambiente e segurança alimentar.
Além dos projetos implantados hoje nos 27 estados, o programa tem focado em ações emergenciais e campanhas como o SOS Espírito Santo e Rio Grande do Sul para ajudar as famílias vítimas das enchentes.
Segundo Lourdes, as entidades têm buscado sensibilizar o empregado Caixa sobre a importância de serem agentes de transformação social. Nesse sentido, destacou os avanços na comunicação com os trabalhadores e aposentados do banco para divulgar as ações e os projetos. “Avançamos bastante na comunicação, os conteúdos de responsabilidade social são divulgados em todos os canais, que já alcançaram mais 112 mil pessoas”, reforçou.
Jogos da Fenae – Faltando um dia para abertura da 15ª edição dos Jogos da Fenae, o diretor de Administração e Finanças da Federação, Marcos Saraiva, falou sobre os últimos preparativos e a expectativa para os Jogos.
“A realização dos jogos é sempre um grande desafio. Nós temos delegações chegando em dois aeroportos (João Pessoa e Recife), são 28 hotéis para atender a demanda de mais de duas mil pessoas. O presidente da Apcef/PB, Roncálio, e a diretoria trabalharam para receber todos muito bem. Estamos preparando uma bonita festa de abertura e os jogos serão um sucesso”, frisou.
Talentos Fenae/Apcef – Outro assunto debatido durante a reunião do CDN, foi o Talentos Fenae/Apcef 2024 /2025. Com o tema “A arte é sentir”, o concurso está dividido em quatro categorias e oito modalidades artísticas: Artes Visuais (Foto e Filme), Artes Plásticas (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). As inscrições do concurso cultural estão abertas até o dia 15 de setembro.
Eleição da mesa diretora – A presidenta da Associação do Pessoal da Caixa no Amapá (Apcef/PA), Érika Patrizia Barros Paiva de Carvalho, foi eleita por unanimidade, para ocupar o cargo de secretária da mesa diretora do CDN.
A reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae prossegue nesta quinta (15) com debates sobre outros temas.