Na região do Centro-Oeste, com ênfase para os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, projetos integrados que combinam responsabilidade sustentável com bem-estar, executados por duas Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs), em parceria com a Fenae e a Moradia e Cidadania, vêm registrando esperança de futuros desejáveis para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos afetivos. As iniciativas possibilitam a convergência de atividades de cidadania com parceiros locais e miram a formação esportiva, cultural e de educação complementar, com observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ambas as ações visam a construção de um mundo democrático e equilibrado.
Reforço escolar, incentivo à prática esportiva, convívio social seguro, oficinas lúdicas e reforço alimentar são alguns dos focos das ações realizadas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, adequadas à realidade local, com o envolvimento direto das Apcefs e das Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania. Ficou a cargo do Centro de Convivência Sonha Brasil da Associação Beneditina da Providência (ABENP) a execução do projeto mato-grossense, enquanto o do Sul-mato-grossense vem sendo impulsionado pelo Instituto Ação Missionária.
As iniciativas das associações do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul fomentam o resgate de uma liberdade de experiência, pensamento e contestação, o que poderá trazer muitos benefícios para o desenvolvimento infanto-juvenil em comunidades carentes. É fato que, quando existe liberdade para aprender algo de interesse ou contestar o que foi aprendido, as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desenvolvem senso crítico e percepção de si, do outro / diferente e do ambiente ao redor.
Com o suporte da atividade esportiva, a escola tem papel preponderante de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente, conforme propõe o educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997). É o permanente esforço por um ensino mais interligado e multidisciplinar, de modo a que a palavra – com reconhecimento das letras e melhoria da leitura – passe a atuar como instrumento de uma transformação do ser humano e das comunidades.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, enaltece a parceria das Apcefs do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul com a Moradia e Cidadania, notadamente por promover a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social. “As ações desenvolvidas possibilitam que vidas sejam transformadas, pois os projetos reúnem pessoas que se unem em um objetivo comum: a formação escolar, esportiva, alimentar e ambiental integradas”, afirma.
De acordo com Takemoto, os projetos das duas associações do Centro-Oeste (MT e MS) contribuem para o processo educacional de crianças e adolescentes, alcançando até mesmo jovens e adultos. O presidente da Fenae esclarece que existe a ideia de envolver toda a comunidade nessas ações de bem-estar e responsabilidade social, havendo a possibilidade de crescer mais ainda com as parcerias locais. E vaticina: “Os dois projetos, portanto, dão oportunidade de crescimento socioeducativo e permitem desenvolvimento sustentável, respeito e socialização a crianças e adolescentes colocadas em situação de vulnerabilidade”.
Apcef/MT: prática da liberdade pelo esporte
Executado pela Fenae e pela Apcef do Mato Grosso, em parceria com a Moradia e Cidadania e com o Centro de Convivência Sonha Brasil, o projeto “O esporte transformando vidas” atende 120 crianças e adolescentes, residentes na comunidade Pedra 90, que reúne 13 bairros. O palco das ações é uma região bastante vulnerável, em Cuiabá / capital (MT).
O público-alvo são meninas entre 6 e 16 anos, representando 35% da população, aproximadamente. No local, o registro é de baixa infraestrutura de saneamento básico, saúde e educação precárias, histórico acentuado de violência doméstica contra crianças e adolescentes, além de exploração sexual infanto-juvenil e elevado índice de alcoolismo e drogas, inclusive entre jovens.
Para enfrentar tal dilema de caráter social, econômico e cultural, o projeto “O esporte transformando vidas” prioriza ações que acontecem no contraturno escolar, com cursos de artesanato, aulas de informática, alimentação balanceada e atividades esportivas. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, emocional e de relações interpessoais.
A contribuição para a comunidade aparece em forma de disciplina, organização e trabalho em equipe, o que caracteriza o projeto da associação mato-grossense em parceria com a Moradia e Cidadania. A ação registra ainda potencial preventivo e proativo para transformar vidas.
Um dos objetivos é promover entre meninas do bairro Pedra 90 e arredores a interdisciplinaridade, por meio do esporte, lazer e cultura como benefício pedagógico. Para dar sequência a esse propósito, mas de forma segura e acolhedora, foi estruturado um espaço agradável para o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, culturais e recreativas.
O projeto “O esporte transformando vidas” também contribui com a promoção dos direitos e o fortalecimento de vínculos entre os participantes e suas famílias. Tudo é feito com base em um processo de inclusão e acesso à formação integral e de qualidade. Busca-se, assim, favorecer a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social, com destaque para a educação e para a geração de trabalho e renda, além de ações de combate à fome e à miséria.
Segundo Darlene dos Santos Costa, que é vice coordenadora estadual da Moradia e Cidadania em Mato Grosso, o projeto “O esporte transformando vidas” tem revolucionado a vida de muitas meninas. “Realmente, a iniciativa pode trazer profundas mudanças e oferecer para essas garotas a possibilidade de sair de uma situação de vulnerabilidade na qual vivem suas famílias e amigos”, reitera.
Apcef/MS: reforço escolar ao público infanto-juvenil
No Mato Grosso do Sul, a Fenae e a Apcef se juntaram à Moradia e Cidadania, em parceria com o Instituto Ação Missionária, para executar o projeto “Amor que envolve e desenvolve”, baseado na ação de apoio para a formação de crianças e adolescentes. O município de Campo Grande, capital (MS), foi o local escolhido para que essa iniciativa fosse adiante.
As atividades de reforço escolar acontecem de segunda a sexta, com 98 crianças de 4 a 11 anos, moradoras de comunidades no bairro Nova Serrana (Jardim Noroeste) – próximo ao presídio de segurança máxima, e na Vila Savonara (Jardim Aeroporto), uma favela recém urbanizada. No local, são desenvolvidas atividades complementares de artes e esportes, com fornecimento de lanche. A ideia é contribuir para a segurança alimentar dos alunos.
As ações em reforço escolar também se desenvolvem no período vespertino, com professores contratados. Há de tudo um pouco: recreação, trabalhos lúdicos e manuais para alunos e familiares, principalmente as mães, e palestras para as famílias das crianças e dos adolescentes assistidos, ocasiões nas quais são esclarecidas questões como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha e temas relativos às políticas públicas de proteção social e familiar.
Há registro ainda de ações educativas de fortalecimento de vínculos familiares em relação à proteção integral e promoção em direitos humanos. Atividades recreativas, esportivas e educacionais serão realizadas pela Apcef/MS, semestralmente.
Os objetivos do projeto “Amor que envolve e desenvolve” são o desenvolvimento social e humano, com prevenção e garantia de direitos, tendo como parâmetro uma educação inclusiva, na perspectiva apontada pelo sábio chinês Confúcio (552 a.C. e 489 a.C.), cujas palavras dizem muito e têm a ver com o proposto pela ação de responsabilidade social: “Para onde quer que você vá, vá com todo o seu coração”. A iniciativa envolve os participantes que vivem em situação de vulnerabilidade social e fragilidade de vínculos afetivos.
Outra meta do projeto da Apcef Mato Grosso do Sul, em parceria com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania e com o Instituto Ação Missionária, é tirar crianças e adolescentes das ruas para gerar na comunidade local um ambiente de convivência pacífica, de modo a trabalhar a cultura da paz e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares. É assim que a ação pretende contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
Para Delzi Maria de Araújo Castro, coordenadora estadual do Moradia e Cidadania em Mato Grosso do Sul, já há uma melhora no rendimento e aprendizagem escolar, especialmente na escrita, leitura e matemática dos alunos. “Evidentes ainda são a melhora no convívio social e familiar e a mudança de patamar no relacionamento interpessoal na comunidade. Essa situação fortalece valores morais / éticos e contribui para o desenvolvimento integral, visando a promoção social e a defesa dos direitos dos cidadãos”, declara.