Foi lançada nesta quinta-feira (13) a campanha “A Meta em seu Benefício”, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e Autogestão em Saúde (Anapar).

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A campanha tem como objetivo esclarecer o que é a meta atuarial, sua importância e como ela impacta diretamente os benefícios dos participantes. “Essa campanha é um chamado ao participante. Queremos que cada um compreenda o impacto que a adequação da meta gerou e ainda pode gerar, caso nossa reivindicação seja atendida”, explicou o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, durante a live. “É muito importante que todos acompanhem tudo o que diz respeito ao fundo de pensão. A Funcef é apenas uma administradora de recursos, tudo o que lá está pertence a nós, participantes”, completou.

A meta atuarial é essencial para garantir a sustentabilidade dos planos da Funcef e a segurança dos benefícios dos participantes. Compreender seu funcionamento é fundamental para tomar decisões mais conscientes sobre o futuro.

O diretor-presidente da Apcef/SP e diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, também presente ao encontro, apresentou os números referentes à redução da meta feita em 2017 e explicou quem ganhou e quem perdeu com essa mudança. “Na prática, quem ganhou com a alteração foi a Caixa e, mais uma vez, o participante ficou com o prejuízo”, disse.

“Muito importante a live que foi realizada neste formato, com tantas pessoas com conhecimento do tema, participantes de estruturas de fundos de pensão e muito conhecimento técnico. Por ser um tema complexo, de difícil compreensão, a insegurança dos participantes acaba sendo grande, sem saber se é positiva ou negativa a mudança da meta. A iniciativa contribuiu imensamente para este entendimento”, comentou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá.

:: Acesse o site https://www.fenae.org.br/metaatuarial e acompanhe todo o andamento da campanha.

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